sábado, 8 de agosto de 2020

Tinta Aquarela




TINTA AQUARELA

A composição das tintas aquarelas é geralmente de:
- pigmento colorido moído
- aglutinante como goma arábica (seiva da árvore, que fixa a cor sobre o papel)
- agentes biocidas, umectantes ou auxiliar plastificante (mel ou xarope de milho e glicerina).
- carga inerte (dextrina)
- água


Goma Arábica 

Goma arábica é o componente plastificante mais evidenciado devido a sua propriedade hidrofílica que permite excelente difusão e dissolução em substratos hidratados.
É um aglutinante natural, vegetal exudado pela Acácia Senegal, arbusto muito comum no Sudão e Senegal na África. Qualquer incisão na Acácia produz esta goma como defesa.
Convencionada como arábica porque foi o povo árabe que a introduziu no comércio europeu.


Mel ou Glicose de Milho

São  umectantes, retentores de água e também tem função microbicida impedindo a proliferação de fungos.


Glicerina

Melhora a função plastificante da goma arábica evitando o craquelamento da tinta.




 Dextrina

Confere cremosidade e suavidade à massa de tinta. Também permite usar menor quantidade de pigmentos  na formulação.


Água

Presente nas tintas em tubo é evaporada no estagio final das  tintas em pastilha


Pigmentos 

Geralmente são escolhidos os menos fotossensíveis ou que resistem a degradação pela luz.

- Pigmentos inorgânicos: Cádmios (vermelhos laranjas, amarelos);Ocres, Sienas, Sombras(Terras), Óxidos diversos, Ultramarinho, Ceruleo, Cobaltos, Veridian entre outros.

- Pimentos orgânicos: Quinacridona (diveros tons), Azo(amarelos) Antraquinonas, Monazoicos, os poderosos azuis e verdes Ftalo entre outros.

Preparação Manual de Tinta para Aquarela

Ingredientes

pigmento em pó
goma arábica (pó ou cristais)
glicerina (solução USP)
amido de trigo branco
xarope de milho
mel
óleo de cravo
fel de boi (ou dispersante comercial)

Materiais

2 caçarolas
gaze
bancada da cozinha em chapa de vidro ou pedra
espátula ou paleta
muller (uma pedra ou pedaço de madeira, metal ou vidro usado como pilão para bater ou triturar)
colheres de medida
atomizador de água (borrifador)
máscara facial de papel ou máscara respiratória
luvas de latex

Preparo dos Ingredientes

Goma Árábica: Coloque 1 parte de goma arábica em pó ou cristais em uma panela ou recipiente de pirex. Aqueça 2 partes de água destilada para ferver, retire do fogo e despeje lentamente a goma arábica, mexendo para misturar. Não cozinhe. Cubra com gaze e deixe descansar por um dia, mexendo ocasionalmente. (Alguns cristais de goma podem precisar de mais tempo para se dissolver.) Coe a solução através de várias camadas de tecido de gaze para remover impurezas e sedimentos.

Umectante. Misture 2 colheres de sopa de mel com 1 colher de sopa de xarope de milho.

Dextrina. Dissolva 2 colheres de café de amido de trigo branco em 1 colher de sopa de água fervente. Mexa até ficar homogêneo.

Solução Veículo
 
9 colheres de sopa da solução de goma arábica
1 colher de sopa de glicerina
1 colher de sopa de umectante
2 gotas de fel de boi
2 gotas de óleo de cravo.
Coloque em um dispensador de mel de plástico (squeezable) leve à geladeira até outra fase da preparação..

Mistura da Tinta 

1- Na chapa de vidro ou na bancada de pedra, faça uma pilha de cerca de 1 ou 2 colheres de pigmento em pó. Faça uma cavidade no meio.
2- Despeje colher de sopa da solução veículo na cavidade e amasse muito lentamente com a espátula. Conforme necessário, adicione mais solução de goma arábica ou água destilada (com o borrifador) até que o pigmento seja completamente dissolvido como uma pasta cremosa.
3- Use um trituradora para separar e moer os agregados de pigmento. Não pode sobrecarregar a tinta assim uma hora de moagem constante é minimamente suficiente. Adicione mais veículo ou água conforme necessário para neutralizar a evaporação ou ajustar a viscosidade. Adicione 1 colher ou menos de dextrina, conforme desejado, para suavizar e engrossar a consistência da tinta.
4- Cubra a mistura com um pano de trama aberta (gaze) e deixe repousar, dobrando-a ocasionalmente com a espátula, até que a evaporação a reduza à viscosidade desejada.
5- Use a espátula para colocar a tinta em tubos vazios, pequenos frascos de vidro ou vasilhas de plástico. Refrigere os frascos quando não estiverem em uso.

DICAS

- Se a tinta  não adere ao papel  provavelmente contém muito pigmento, ou foi feita com muita água e pouca goma arábica.
- Se, ao secar, a tinta fica muito dura, racha ou lasca,deixa o papel com acabamento brilhante ou amarelado, contém muita goma arábica ou pouca glicerina.
-Tinta pegajosa no papel, ou depois de seca no vidro contém muito umectante.
- Se ao secar no papel apresenta acabamento opaco, fosco, esbranquiçado ou escamoso contém muita dextrina.
- A tinta que úmida apresenta dispersão descontrolada contém muito dispersante.
- Quando parece opaca e granulada não foi bem equilibrada.
- Ao usar a solução de goma arábica pré-misturada  (de um fornecedor de materiais de arte), deverá ter a mesma consistência líquida que a solução de glicerina (disponível em qualquer farmácia) ou de um xampu líquido. Se estiver muito fino, despeje em uma tigela, cubra com uma gaze e deixe evaporar o excesso de água.
- Use luvas de látex, máscara facial de papel ou máscara respiratória quando trabalhar com pós de pigmento, especialmente compostos metálicos contendo cádmio, cromo, cobalto, manganês, níquel ou zinco.
- Não inale qualquer pó de pigmento. Lave bem as mãos e os braços após o manuseio.

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