sábado, 8 de agosto de 2020

Técnicas de Pintura



Para expressar sua criatividade  artistas usam técnicas, estilos, gêneros e materiais de pintura diferentes.
Técnicas de pinturas são variadas e muitas vezes estão atreladas ao tipo de material usado como suporte para a execução da arte.
Atualmente a tecnologia permite o surgimento ou incorporação de novos materiais o que propicia o surgimento de novas técnicas.
Tradicionalmente usa-se: afresco, têmpera,  pintura a óleo, pintura acrílica, aquarela, desenho ou pintura a pastel e crayons, guache, encaústica, resina alquídica.
Existe a possibilidade de misturar técnicas e também dentro de cada uma associar métodos diferentes. Assim temos as velaturas e os  empastos como exemplos de métodos usados na pintura a óleo,  as aguadas na aquarela e pintura acrílica, raspados, enxugados e frotagem. Alguns artístas usam partes do corpo, salpicados, respingos  e aerografia.
Percebemos na atualidade grande desenvolvimento da técnica classificada como pintura ou arte digital.

Afresco


A Criação de Adão, Capela Cistina - Michelangelo

Utilizado desde a antiguidade, principalmente na pintura italiana renascentista, constitui obra pictórica feita sobre uma parede ou teto. A superficie rústica de base chama-se arricio.
Em português pode ser chamado de "fresco" e o termo vem do italiano affresco.
Geralmente assume a dimensão de um mural e tem como base  o gesso ou argamassa de revestimento do local, que recebe pigmentos antes de solidificar ou secar. Tanto pode ser feito sobre  gesso ou "nata de cal"quanto sobre cimento e outros materiais úmidos que incorporem o pigmento.
Exemplo clássico são os afrescos de Michelangelo Buonarotti na Capela Cistina (vídeo BBC) do Vaticano. Iniciados em 1508 e finalizados depois de 4 anos revelam a grande habilidade  e domínio  técnico necessários para executar o trabalho.
A técnica foi usada  com maestria por vários artistas como Masaccio, Fra Angelico, Piero de La Francesca, Luca Signorelli, Pietro da Cortona, Giovanni Tiepolo, Rafael Sanzio, Giotto e Ucello
Nos sítios arqueológicos de Pompeia, destruída pelo vulcão Vesúvio, existem afrescos representando aspectos do cotidiano do povo romano.

Têmpera

 
Alfredo Volpi

Neste método clássico os pigmentos são emulsionados  em água  e ovos (inteiro ou somente a gema), cola ou leite.
Utilizada desde a Antiguidade está  significativamente presente na arte egípcia, grega, na italiana dos séculos XIV e XV, geralmente em paredes ou painéis de madeira preparados com gesso.
Adequa-se para retratos, paisagens, naturezas -mortas proporcionando aspectos diferentes.  Algumas combinações tem aspecto opaco semelhante ao guache.  Outras apresentam luminosidade suave, cores brilhantes e translúcidas.
O meio seca rapidamente solicitando técnicas adicionais para aumentar a graduação de tons. Quando o pigmento está mais concentrado  temos a "têmpera forte".
Alfredo Volpi utilizou muito esta técnica na sua obra.

Pintura a Óleo


Irises - Vincent Van Gogh

Conquistou a preferência do meio artístico a partir do renascimento devido a sua natureza versátil e da grande possibilidade de expressão. Abrange uma ampla gama de métodos e estilos utilizando  pigmentos aglutinados em algum  óleo secante.
Proporciona modulação  máxima dos objetos pintados  a ponto de dar-lhes uma característica sólida e tátil, profundidade e variadas graduações de claro e escuro.
Permite  fusão de cores que enriquece muito a composição, assim como a sobreposição de camadas  modelando volumes. A grande variedade de efeitos torna a obra mais rica e intensa que na pintura acrílica.

Pintura Acrílica


Oferece pinturas de cores brilhantes e vívidas. Seca rapidamente devido a tinta utilizar pigmentos naturais ou sintéticos diluídos em água e resina acrílica.  Possível  em grande variedade de suportes  constitui técnica de escolha para artistas principiantes,  ou sensíveis a matéria-prima utilizada na pintura a óleo.Grandes obras são realizadas com tinta acrílica sendo uma escolha frequente entre os contemporâneos da pintura abstrata.

Aquarela


William Turner 

Transparência e luminosidade  são as características desta técnica antiga, aparentemente fácil porém bastante complexa na sua execução.
Registros indicam  uso na China  cerca de 2000anos atrás, e na Europa, com grande popularidade, ,desde a Idade Média.
Albrecht Dürer produziu em torno de 120 obras introduzindo a aquarela na sociedade ocidental, embora William Turner tenha sido o maior aquarelista através do tempos com acervo de aproximadamente  2.000 aquarelas.
A fluidez das tintas aquosas cria manchas ou texturas expressivas, intencionais ou espontâneas, sobre o papel de alta gramatura, casca de árvore, plástico, couro, tecido e papiro.
Apesar do planejamento de efeitos  é possível que numa aquarela o material reaja de maneira imprevisível levando a resultados inesperados. Isto pode intimidar aquarelistas iniciantes ou enriquecer o trabalho do artista, quando explorado como recurso criativo..
A diversidade de cores e  tipos de suportes, principalmente papeis,  produz grande variedade  de expressões sobre um mesmo tema.

Encaústica


Encaustica é uma técnica de pintura registrada  desde o século V A.C., na Grécia. O termo vem do grego e significa ""queimar".
O meio para encaustica consiste em cera de abelha derretida com uma pequena quantidade de resina onde o pigmento é adicionado , à cera derretida, para criar uma forma de tinta. Pintar com encáustica exige que o artista trabalhe rápidamente. A cera começa a endurecer no momento em que deixa sua fonte de calor. Cera derretida é aplicada com pincel em uma superfície resistente - geralmente painéis de madeira. À medida que cada camada de cera é aplicada, ela é aquecida ou “fundida” para uni-la às camadas anteriores. Como o calor liga cada camada àquela colocada antes dela, uma imagem que pode consistir em muitos elementos de composição separados formará estruturalmente uma massa. A superfície da cera pode ser raspada ou incisada para revelar as camadas subjacentes. A remoção e revelação costumam fazer parte do processo tanto quanto aplicar e adicionar. Muitos outros meios combinam bem com a encáustica, como aquarela, tinta, grafite, carvão, colagem e transferência de imagem. As possibilidades são variadas e infinitas.

Referências: Wikipedia; Glossário de Técnicas artísticas - UFRGS;  Publifolha;  Enciclopedia Virtual Conceitos;  Widewalls Magazine e Galeria Virtual;  Pintura a Óleo - Editorial Stampa; A Arte de Pintar - editora Nova cultural; Guia Completo de Materiais e T- Editora Martins fontes; Laura Culic Arts;

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