segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Espaços e Perspectivas - FRG





" É preciso dizer como habitamos o nosso espaço vital de acordo com todas as dialéticas da vida, como nos enraizamos, dia a dia, num "canto do mundo"." ( Bachelard, 1966, p.24)
"Todo espaço realmente habitado traz a essência da noção de casa". (idem, p.25)

Segundo Francastel (1990): "O espaço não é uma realidade em si, da qual somente a representação é variável segundo as épocas.
O espaço é a própria experiência humana"

Como o artista apresenta seu tempo e suas experiências?





Para além do espaço nas experiências, memórias e imaginação humanas, temos a necessidade de aprender códigos de uma linguagem que é universal, construída de diversos modos em cada contexto histórico e cultural, cuja base serve para entendermos o que é a "civilização das imagens" na qual estamos mergulhados atualmente: as perspectivas...


O espaço natural é composto pela largura, altura, profundidade e pelo tempo..."


 As projeções surgiram da necessidade de se criar uma linguagem gráfica que pudesse ser codificada e compreendida em muitos idiomas, universalizando assim a representação gráfica.

PROJEÇÕES ORTOGONAIS  (paralelas)
Consideram  os raios projetantes ou paralelos.
Forammuito empregadas no período Medieval Ocidental e na arte Oriental. Seus métodos principais são:
- Perspectiva Cavaleira
- Axonometria
- Vistas Ortogonais. 





PROJEÇÕES CÔNICAS
Consideram as projetantes a partir de um centro (ponto), de onde saem todos os raios visuais em forma de cone.
Os processos perspectivos mais conhecidos são
- 3 Escalas dos Arquitetos .
- Pontos Medidores ( Montenegro, 1988).
Esses métodos foram desenvolvidos a partir dos estudos geométricos do renascimento.
 A perspectiva cônica considera os olhos do observador como o ponto de vista e um Plano Projetivo ( quadro) na posição vertical. Na altura de seus olhos encontram-se o(s) Ponto(s) de FUGA e a LINHA DO HORIZONTE.
Há várias possibilidades para a representação em perspectiva cônica, que vão depender da localização do observador e da posição do tema observado.


"O ponto de vista, é portanto, a inscrição do local de onde se olha a cena, ponto de fixação dos aparelhos utilizados pelo artista para dispor a imagem em perspectiva" ( Fragoso, 2005, p.6) cap 1.

Foi durante o Quattrocento que se deu a sistematização de muitos conhecimentos no campo das projeções, a partir da geometria de euclides (Grecia Clássica) e das teorias dos artistas e geômetras renascentistas, em especial nos tratados de Albert, Dürer, Da Vinci e Brunelleschi

"O código da perspectiva renascentista faz do olho do sujeito o elemento fundante e central da representação." (FRAGOSO,2005,p.8).



PERSPECTIVA CURVILÍNEA

"Perspectiva curvilínea é uma processo gráfico usado para desenhar objetos em uma superfície plana, com a intenção de criar a sensação de que se está a observar uma superfície curva. Artistas como Jan van Eyck e Escher desenvolveram trabalhos com esse tipo de representação".





"Toda  construção perspectivada pressupõe o estabelecimento de um "ponto de observação", em função do qual se organizam os elementos de representação" (FRAGOSO,2005,p.57)

A perspectiva e os efeitos visuais que os sistemas de projeção podem provocar, foram motivo de pesquisa de muitos artistas a partir do renascimento, em especial no contexto Barroco, onde explorou-se muito os efeitos anamórficos de projeção.

Segundo Francastel (1933,p105): " O pensamento plástico orienta-se principalmente para a descoberta das estruturas da sensibilidade e, muito especialmente quando se trata de artes figurativas, para a exploração das regras da percepção e de integração do campo óptico ( Francastel, P.  realidade Figurativa, 1933).A


A diversidade de caminhos que conduzem à expressão plástica do espaço perpassa os séculos, e se atualiza a cada nova fase de produção artística, sintonizadas as características de seu contexto.




* Reprodução de PDF da professora Rosanny M Teixeira

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