segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Mario Avila - Artista


Conheci Mário Avila enquanto expositores, no começo de 2020, antes da reclusão.
Participamos de forma virtual (os artistas estrangeiros) e também presencial (os curitibanos) numa animada noite regada a  vinho e boa música no Full Jazz do Batel. Em Curitiba-PR/Brasil.
Ele teria gostado de vivenciar o evento, pois é conhecedor e amante de música.
Como artista plástico desenvolve na pintura e na obra virtual um tipo de arte que até aquele momento era desconhecida para mim.
E gostei muito! Surpreende.

"Nem tudo é o que parece"




"Nasceu em Montevidéu, no início dos anos 60’s, vive no Brasil desde  1987. Atualmente reside na cidade de Campina Grande, Paraíba.
Na década dos anos 80’s estudou arte na Escuela de Bellas Artes del Uruguay, onde a pintura e a fotografia chamaram muito sua atenção. 
Nos últimos 3 anos vem trabalhado com Arte Digital.
Desenvolveu um estilo próprio de ilustrar imagens que mudam de formas e contextos quando são expostas unicamente à luz vermelha.
O fenômeno é chamado na Física de Absorção Seletiva. 
A ideia surgiu num laboratório fotográfico enquanto revelava antigos filmes preto e branco e  a dita luz era a única permitida no local. Logo percebeu que as cores tinham diferentes comportamentos pela incidência daquela luz e decidiu trabalhar com ela na pintura e recentemente na arte e impressão digital.
Devido a sua peculiar forma de mostrar as suas obras ao público, o artista trabalha muito com temas bem contemporâneos como erotismo,música, fantasia e cinema."




A temática de Mario Avila é variada. Passa pela Natureza, pelas figuras que o impressionam na sétima arte e na música, e aprecia uma dose de erotismo evidenciado pelos nus. Tudo lindo, embora como bióloga raiz eu me encante pelas formas que evocam a "mãe terra".




Um amante da boa música, jazz, rock...e por aí, enviou-me algumas dicas para diminuir o peso destes tempos que vivemos.
Gostei muito e vou dividir junto com as belas imagens. Sugiro acompanhar com uma taça de vinho tinto, seco e amadeirado.

Vídeo: Jazz fusion de Jan Garbareck
 





Uma musa do rock

Para finalizar esta pequena amostra  outra  imagem da Natureza, porque folhas são fascinantes.
Há mais nos canais digitais deste que além de artista é pessoa sensível e amiga.







Vídeo: Steven Wilson - Pariah (from Home Invasion: In Concert at the Royal Albert Hall) 


2 comentários: