sábado, 24 de outubro de 2020

Teoria da Cor - Johannes Itten

Johannes Itten (1888-1967) Pintor expressionista suíço, designer, escritor e professor da Bauhaus de 1919 à 1922.

Foi um encorajador da espontaneidade e expressão subjetiva no aprendizado do uso das cores. 

Era uma voz dissonante na Bauhaus, cujo objetivo central era a formação com enfoque na produção industrial. 



Contrastes de Itten

1. Cor pura (matiz)

2. Claro-escuro

3. Frio-quente

4. Complementar

5. Simultâneo

6. Saturação

7. Extensão

Kunst Museum  dedicou em 2019 (centenário da Bauhaus)  exposições  abrangendo a obra do artista suíço Johannes Itten.


"A exposição tem como objetivo ser a primeira a apresentar a visão utópica deste artista de unir arte e vida de uma forma abrangente.
Quando a Bauhaus foi fundada, Johannes Itten já havia adotado uma posição radical como artista em sua busca pela "desmaterialização máxima de objetos individuais", e ele formulou essa ideia programaticamente no famoso almanaque da Bauhaus Utopia: Dokumente der Wirklichkeit (Utopia: Documentos da realidade).
As peças principais da exposição são os diários e cadernos de desenho recentemente pesquisados. Eles foram parte integrante de sua prática artística de 1913 em diante e nunca foram exibidos de forma tão ampla antes. Eles não apenas nos ajudam a entender as reflexões teóricas da arte de Itten sobre as cores, mas também seus pensamentos sobre os princípios da arte e seu estudo até então desconhecido dos antigos mestres - ao mesmo tempo que fornecem pistas sobre a literatura que ele leu sobre ideias esotéricas e científicas contemporâneas. Em seus diários, ele também investigou coisas como vegetarianismo, técnicas de respiração, ginástica rítmica e outras práticas ou mentalidades voltadas para a mudança de estilos de vida, que estão novamente aumentando em popularidade hoje. Os muitos esboços revelam simultaneamente uma gama fascinante de formas visuais de representação que abrangem abstração, redução diagramá
tica, colagem e figuração de um modo contraditório às narrativas usuais da evolução da arte de vanguarda."

No Museu Kunst, Suiça atualmente acontece uma   exposição com obras de Johannes Itten no período entre 08/08/2020 e  22/11/2020. 

 Nature in Focus

"A exposição enfocará o significado das várias estadas de Itten em Thun e seus arredores. Tomando suas representações da natureza como exemplo, isso demonstrará que essas mesmas estadas forneceram o ímpeto fundamental para toda a sua obra, posteriormente reconhecida internacionalmente. A relação especial de Itten com esta região, e o estímulo decisivo que suas numerosas visitas proporcionariam, serão exibidos em uma exposição (a primeira a fazê-lo) e documentados em um catálogo de acompanhamento."

 

Recorte: Johannes Itten, Herbst am Bach, 1912, Privatbesitz,  2020, Pro Litteris, Zürich, Foto: Christian Helmle

Johannes Itten & Thun” apresenta 120 obras dos anos de Itten no Bernese Oberland

"Johannes Itten (1888–1967) deixou uma marca duradoura na história da arte do século XX, e o Bernese Oberland, por sua vez, teve uma influência duradoura na percepção de Itten da paisagem e da natureza. 

A exposição Nature in Focus mostra  uma compilação de pinturas e desenhos  que documentam até que ponto a experiência do artista na paisagem ao redor de Thun contribuiu para um conceito de natureza que era fundamental para sua arte. Essa trajetória pode ser traçada até seu trabalho após 1940. Os trabalhos são acompanhados por reflexões teóricas sobre as ideias de Itten sobre a natureza.

Johnnes Itten evidentemente vagou pela paisagem ao redor do Lago Thun com frequência nos anos de 1918 a 1920, buscando inspiração para aprimorar ainda mais sua arte e seu caminho em direção à abstração. Ele escreveu um de seus diários artísticos mais importantes enquanto residia em Sigriswil, com vista para o Lago Thun. Essas notas do diário prestam um testemunho eloqüente de como essas impressões foram importantes para seu desenvolvimento artístico.


A “desmaterialização” da natureza

A exposição (livro e catálogo) examina em ordem cronológica o espectro artístico coberto pelo envolvimento de Itten com o tema da natureza, dividido em dez capítulos agrupados em torno de obras-chave de destaque. Cada capítulo ilumina diferentes aspectos: natureza e assunto, natureza e abstração, a arquitetura da natureza, cor e natureza, todo o caminho para os estudos contemplativos da árvore de Itten. 

Itten descreveu a transformação de uma forma natural experienciada subjetivamente em uma forma de arte governada por leis objetivas como “desmaterialização”. A partir dos anos 20 e 30, ele desenvolveu diferentes maneiras de equilibrar a representação abstrata e figurativa da natureza para criar constelações sempre novas e complexas. Seu interesse pela caligrafia do Leste Asiático e pintura a tinta  desencadeou novos impulsos criativos, dando origem também à ornamentação abstrata,bem como a uma série constante de representações de paisagens, plantas e figuras em vários níveis de abstração."



Livro : Itten - The  Elements of Color (PDF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário