quarta-feira, 6 de maio de 2020

Fundamentos de Linguagem Visual - O Ponto



Definição: Ponto é toda a formação plana que possui um centro e forma um todo

Características:
- O ponto pode se expandir. Expandido  é necessário perceber sua forma exterior, valor tonal e estrutura.
- O Ponto é flexível. Quando imprimimos uma imagem  o ponto permite reproduzir valores tonais, cores, suas transições e mesclas.
- Toda técnica de reprodução se baseia no ponto



- Os dois valores, ponto e superfície, devem manter dimensões proporcionais. um ponto muito grande reduzirá a superfície e um muito pequeno ficará submerso numa superfície grande.


- Na região central de uma superfície um ponto estabelece fácil o contato com o entorno. Cada ponto tem poder de irradiação e é no centro que ele se encontra melhor.
- Ao deslocarmos o ponto a relação estática entre o ponto e a superfície ficará desequilibrada. A superfície passa de passiva para ativa. Pode até acontecer uma ilusão de tridimensionalidade.


- Se colocarmos mais um ponto a superfície perde força e eles dominam . Os dois pontos decidem o que acontece. Se podem cortar a superfície, se fundir, formar novas situações. Tr´~es pontos em relações lineares levam a um triângulo, um circuito fechado de forças.

- Múltiplos pontos permitem outras variações:alinhamento de pontos (horizontal, vertical, em trama), agrupamento, dispersão livre ou regrada, concentração, variedade de dimensões, de cinzas, de cores, de estruturas.

- Se um ponto estiver no espaço como uma esfera adquire nova força embora isto não muda sua essência. A força de irradiação de uma esfera é mais intensa que a de um disco

Nenhum comentário:

Postar um comentário