terça-feira, 18 de agosto de 2020

Cubismo e Colagens



Campos de Março- Torre vermelha de Robert Delaunay

CUBISMO

No século XX surgiu o cubismo, estilo de arte onde a representação é feita através de formas geométricas.
Cézanne foi precursor embora o lançamento oficial tenha acontecido em 1907 com “Les Demoiselles d’Avignon” de Pablo Picasso.


Paul Cezanne

Caracterizou-se pela  geometrização das formas e dos volumes, renúncia à perspectiva, sensação de pintura escultórica, representação do volume colorido sobre superfícies planas e cores fechadas.
Dividido em duas fases:  cubismo analítico e cubismo sintético ( de colagens).
O primeiro quebrava a estrutura e a lógica da figura  enquanto o segundo procurava construí-la através de formas geométricas e cores fortes.
Este movimento iniciou no Brasil depois da Semana de Arte Moderna, em 1922,

CUBISMO de COLAGEM

Cubismo de Colagem ou Sintético surgiu por volta de 1910 depois da fase analítica.
Nas obras se viam fragmentos de materiais cortados e colados combinados com desenho/ linhas para criar uma imagem figurativa, sem perder sua identidade original enquanto material da composição.
Procurava-se a criação de um novo conceito de espaço  através das interação entre as camadas coladas.
Formou-se uma nova relação com perspectiva e cor.


Juan Gris - Mulher com a cesta.

Cubistas passaram a recompor a realidade e não a dissolvê-la. Houve um fluxo de libertação na representação das imagens com um objeto não mais imitado, porém representado na sua essência.
Juan Gris, cubista sintético afirmava que Cèzanne transformava uma garrafa num cilindro, mas que ele usava uma ideia para transformar um cilindro numa garrafa especial.
O cubismo foi se modificando em vários afluentes. A liberdade da representação afastou os cubistas da linhas retas rígidas e das  cores esmaecidas. Fortaleceram-se traçados arqueados e a paleta de cores fortes, definidas e puras.


Robert Delaunay

Delaunay e Fernand Léger trataram estas cores de maneira diferente. Leger valorizou volume, a força de cores isoladas, o contraste de cores primárias, enquanto Delaunay trabalhava nuances usando cores complementares, uma ao lado da outra.
Junto a este uso diferenciado das cores aconteceu a colagem - papiers collés, ou provavelmente colagens de pedaços da realidade aplicadas na tela para a tornarem mais consistente e tangível.


Fernand Léger, 1922 - A Mãe e a Criança

Umas das teorias para explicar este uso de colagens é que a introdução destes pequenos pedaços de realidade, ou objetos pintados,  serviam para demonstrar ser a imagem tão verdadeira quanto o próprio objeto.
Este   cubismo faz nascer a noção de quadro-objeto. A tela precisa ter a concretude de um verdadeiro objeto, vivendo com plasticidade definida.
Desta forma se afastou do estilo provocativo do dadaísmo que  rompeu com modelos tradicionais e clássicos de forma mais agressiva, irreverente e desordeira.


Sonia Delaunay

Como diz a professora Rosanny:
- Artistas cubistas inseriram a colagem em suas pesquisas visuais, com resultados estéticos de grande riqueza, evidenciando com a tridimensionalidade na pintura a busca de nova espacialidade .

*Espacialidade: Qualidade do que é espacial. A estruturação espacial é a tomada de consciência do próprio sujeito, da situação de seu corpo com o meio ambiente; do lugar e orientação em relação às pessoas e às coisas e da possibilidade de organizar as coisas entre si, de colocá-las em um lugar e de movimentá-las.Ocupação de um determinado espaço ou uma sensação de ampliação de espaço

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