Para expressar sua criatividade artistas usam técnicas, estilos, gêneros e materiais de pintura diferentes.
Técnicas de pinturas são variadas e muitas vezes estão atreladas ao tipo de material usado como suporte para a execução da arte.
Atualmente a tecnologia permite o surgimento ou incorporação de novos materiais o que propicia o surgimento de novas técnicas.
Tradicionalmente usa-se: afresco, têmpera, pintura a óleo, pintura acrílica, aquarela, desenho ou pintura a pastel e crayons, guache, encaústica, resina alquídica.
Existe a possibilidade de misturar técnicas e também dentro de cada uma associar métodos diferentes. Assim temos as velaturas e os empastos como exemplos de métodos usados na pintura a óleo, as aguadas na aquarela e pintura acrílica, raspados, enxugados e frotagem. Alguns artístas usam partes do corpo, salpicados, respingos e aerografia.
Percebemos na atualidade grande desenvolvimento da técnica classificada como pintura ou arte digital.
Afresco
Utilizado desde a antiguidade, principalmente na pintura italiana renascentista, constitui obra pictórica feita sobre uma parede ou teto. A superficie rústica de base chama-se arricio.
Em português pode ser chamado de "fresco" e o termo vem do italiano affresco.
Geralmente assume a dimensão de um mural e tem como base o gesso ou argamassa de revestimento do local, que recebe pigmentos antes de solidificar ou secar. Tanto pode ser feito sobre gesso ou "nata de cal"quanto sobre cimento e outros materiais úmidos que incorporem o pigmento.
Exemplo clássico são os afrescos de Michelangelo Buonarotti na Capela Cistina (vídeo BBC) do Vaticano. Iniciados em 1508 e finalizados depois de 4 anos revelam a grande habilidade e domínio técnico necessários para executar o trabalho.
A técnica foi usada com maestria por vários artistas como Masaccio, Fra Angelico, Piero de La Francesca, Luca Signorelli, Pietro da Cortona, Giovanni Tiepolo, Rafael Sanzio, Giotto e Ucello
Nos sítios arqueológicos de Pompeia, destruída pelo vulcão Vesúvio, existem afrescos representando aspectos do cotidiano do povo romano.
Têmpera
Neste método clássico os pigmentos são emulsionados em água e ovos (inteiro ou somente a gema), cola ou leite.
Utilizada desde a Antiguidade está significativamente presente na arte egípcia, grega, na italiana dos séculos XIV e XV, geralmente em paredes ou painéis de madeira preparados com gesso.
Adequa-se para retratos, paisagens, naturezas -mortas proporcionando aspectos diferentes. Algumas combinações tem aspecto opaco semelhante ao guache. Outras apresentam luminosidade suave, cores brilhantes e translúcidas.
O meio seca rapidamente solicitando técnicas adicionais para aumentar a graduação de tons. Quando o pigmento está mais concentrado temos a "têmpera forte".
Alfredo Volpi utilizou muito esta técnica na sua obra.
Pintura a Óleo
Conquistou a preferência do meio artístico a partir do renascimento devido a sua natureza versátil e da grande possibilidade de expressão. Abrange uma ampla gama de métodos e estilos utilizando pigmentos aglutinados em algum óleo secante.
Proporciona modulação máxima dos objetos pintados a ponto de dar-lhes uma característica sólida e tátil, profundidade e variadas graduações de claro e escuro.
Permite fusão de cores que enriquece muito a composição, assim como a sobreposição de camadas modelando volumes. A grande variedade de efeitos torna a obra mais rica e intensa que na pintura acrílica.
Pintura Acrílica
Oferece pinturas de cores brilhantes e vívidas. Seca rapidamente devido a tinta utilizar pigmentos naturais ou sintéticos diluídos em água e resina acrílica. Possível em grande variedade de suportes constitui técnica de escolha para artistas principiantes, ou sensíveis a matéria-prima utilizada na pintura a óleo.Grandes obras são realizadas com tinta acrílica sendo uma escolha frequente entre os contemporâneos da pintura abstrata.
Aquarela
Transparência e luminosidade são as características desta técnica antiga, aparentemente fácil porém bastante complexa na sua execução.
Registros indicam uso na China cerca de 2000anos atrás, e na Europa, com grande popularidade, ,desde a Idade Média.
Albrecht Dürer produziu em torno de 120 obras introduzindo a aquarela na sociedade ocidental, embora William Turner tenha sido o maior aquarelista através do tempos com acervo de aproximadamente 2.000 aquarelas.
A fluidez das tintas aquosas cria manchas ou texturas expressivas, intencionais ou espontâneas, sobre o papel de alta gramatura, casca de árvore, plástico, couro, tecido e papiro.
Apesar do planejamento de efeitos é possível que numa aquarela o material reaja de maneira imprevisível levando a resultados inesperados. Isto pode intimidar aquarelistas iniciantes ou enriquecer o trabalho do artista, quando explorado como recurso criativo..
A diversidade de cores e tipos de suportes, principalmente papeis, produz grande variedade de expressões sobre um mesmo tema.
Encaústica
Encaustica é uma técnica de pintura registrada desde o século V A.C., na Grécia. O termo vem do grego e significa ""queimar".
O meio para encaustica consiste em cera de abelha derretida com uma pequena quantidade de resina onde o pigmento é adicionado , à cera derretida, para criar uma forma de tinta. Pintar com encáustica exige que o artista trabalhe rápidamente. A cera começa a endurecer no momento em que deixa sua fonte de calor. Cera derretida é aplicada com pincel em uma superfície resistente - geralmente painéis de madeira. À medida que cada camada de cera é aplicada, ela é aquecida ou “fundida” para uni-la às camadas anteriores. Como o calor liga cada camada àquela colocada antes dela, uma imagem que pode consistir em muitos elementos de composição separados formará estruturalmente uma massa. A superfície da cera pode ser raspada ou incisada para revelar as camadas subjacentes. A remoção e revelação costumam fazer parte do processo tanto quanto aplicar e adicionar. Muitos outros meios combinam bem com a encáustica, como aquarela, tinta, grafite, carvão, colagem e transferência de imagem. As possibilidades são variadas e infinitas.
Referências: Wikipedia; Glossário de Técnicas artísticas - UFRGS; Publifolha; Enciclopedia Virtual Conceitos; Widewalls Magazine e Galeria Virtual; Pintura a Óleo - Editorial Stampa; A Arte de Pintar - editora Nova cultural; Guia Completo de Materiais e T- Editora Martins fontes; Laura Culic Arts;
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