quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Arte Têxtil Contemporânea II

 

Fotografia - Mauren Tauber

Arte têxtil refere-se a processos artesanais ou industriais que se utilizam de fibras naturais ou sintéticas (fios) para a produção de objetos artísticos, utilitários ou decorativos. 


Art Creata- Página de BCas (Facebook) 
 
Para a espécie humana o têxtil surgiu vinculado a sobrevivência, proteção pessoal e do ambientes, compreendida na manipulação de tramas que produziam tecidos,vestuário, tapetes e utensílios diversos.

 

 

 Adquiriu conotação estética desenvolvendo-se mais ou menos ,nos períodos históricos ,de acordo com o progresso instrumental e conhecimento. 

A era do comércio da seda (século I A.C.) quando os chineses espalharam esta tecnologia para outros continentes representou grande avanço. Da mesma forma a revolução industrial (século XVIII) com a criação de teares industriais. 


Arte têxtil engloba várias formas de manipulação de fios incluindo a produção de tecidos, tingimento, bordados, rendas, tapeçarias, impressões, feltragem, etc. 

A partir do século XX diversos artistas se expressaram através dos têxteis popularizando-os através do que conhecemos como Arte Têxtil Contemporânea.


  Generalizando podemos dizer que a tradicional pintura se apropria de uma faceta desta arte, se considerarmos que seu principal suporte é uma tela de tecido, tratada, que oferece diversas texturas ou granulações. 

 

"A principal importância da arte têxtil, do ponto de vista da reflexão histórico-artística, está na sua capacidade de ornamentar, seja por meio do abstrato, seja do figurativo, transmitindo uma concepção estética e, portanto, um sistema de pensamento que em si mesmo não é menos válido do que aquele que pode ser descoberto, por exemplo, na arquitetura". (História das Artes/web) 

 


 Têxtil na Arte Contemporânea ( 23/09/2020)

Bispo do Rosário  


Arthur Bispo do Rosário ( Sergipe,1911-rio de Janeiro, 1989)

Vídeo: O Senhor do Labirinto

 

 Leonilson

José Leonilson (1957-1993),  cearense  radicado em São Paulo

 

 Leda Catunda


 

Leda Catunda (1961 )de São Paulo. Filha de Vera Catunda Serra arquiteta e paisagista e Geraldo Serra Gomes, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. 

Em 2019 prepara o livro "Tempo Circular" com texto de Paulo Miyada e entrevista de Fernanda Brener.

 Ernesto Neto


Ernesto José, carioca , nascido no Rio de Janeiro em 1964 é artista multimídia, estudou escultura e atualmente trabalha predominantemente co poliamida e outros materiais flexíveis.

"Não é a representação de um corpo. É um nú. Um nú contemporâneo.""

 

 Beth Moysés

Paulista (1960) , formada em Artes Plásticas, mestre em Artes Visuais. Seu trabalho artístico se caracteriza como uma reflexão sobre a violência doméstica contra as mulheres.

 Rosana Paulino

Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, é especialista em gravura pelo London Print Studio, de Londres e bacharel em Gravura pela ECA/USP. Foi bolsista do Programa Bolsa da Fundação Ford nos anos de 2006 a 2008 e CAPES de 2008 a 2011. Em 2014 foi agraciada com a bolsa para residência no Bellagio Center, da Fundação Rockefeller, em Bellagio, Itália.

 

 Sonia Gomes 💚



 Mineira de Caetanópolis (1948)  é artista visual que transita entre texturas delicadas, fios, tecidos e estruturas  densas. Seu trabalho é evocativo das memórias, do artesanato regional, das origens africanas  e das práticas visuais mais próximas do povo e do cotidiano. 

"De mãe negra e pai branco, Sonia Gomes é uma fusão também de muitas lembranças. Sônia traz a influência forte da avó, parteira, benzedeira e useira de rodilhas na cabeça. Da família branca, herdou a ruminação dos guardados, das fotos, dos retalhos de tecidos vindos da fábrica, dos afetos fragmentados."

Navegue pela Arte Têxtil acompanhada pelo jazz do álbum Women of Jazz

 Vídeo: Women of Jazz, Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário