quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Notas de Aprendiz



A Súmula.
Um feedback de aprendizado.
Houve intenção de seguir uma linha de tempo e qualquer distorção permitam-me ser interpretada como licença poética...
BCas Notes  começou no rascunho em meados de abril,  na intenção de registrar assuntos interessantes e apontamentos de aulas durante o  ano letivo.
Transformou-se num caderno de aprendiz de arte. Virtual, no mesmo formato que foi iniciado.
Na "caderneta" abaixo  tentei apresentar os principais temas vivenciados na experiência online.
Cada infográfico simboliza inúmeras páginas e aulas.


Um filosofar na Fotografia.
- Fotografia discursa, retrata, interpreta e revela. Antes de ser técnica é olho, filtro e pensamento. Lúdica, ou crua transcende o rotineiro, é quase magia.
Fotografar é o prazer da descoberta, do ver antes e depois, a imagem capturada que nos capturou.
Ao me deparar com fotografia no currículo do primeiro ano  criei expectativas com a possibilidade de enfim dominar o tecnicismo do instrumento, da câmera.
Entretanto me foi apresentado (e solicitado)  o OLHAR atrás da câmera. Enquadramento, percepção de luz, cor, sombra. dos elementos que compõem a imagem. Antes de conceitos técnicos e instrumentais veio o pensar fotográfico.
Estou a ler Susan Sontag, lentamente,  porque é denso e carrega tristezas. Nas citações finais encontrei  uma (Davidson) que afina com meu pensamento.
Dentro da simplicidade que me agrada, momentânea, sem pretensões e aberta a mudanças .




A Mística da Cor.
Cor tem mística muito especial. Se imagens dizem mais que mil palavras, cores nos fazem transcender, são para o olhar o que um perfume é para o cheirar.
Provocam, deleitam, instigam, ou simplesmente abrandam. Convidam e também repelem. Interferem com as emoções, até com a fisiologia.
A cor nos foi apresentada de mil maneiras, através de vários professores. E cada um deles agregou, somou e sedimentou conceitos desta faceta preciosa da arte.
Para ilustrar as várias páginas sobre cor trouxe uma citação e uma obra de Kandinski, assim como a de Israel Pedrosa que além de artista  se revelou um cientista da cor.



Notas de Artista.
Caderno de artista é o registro da inquietação de quem persegue imagens, formas, cores, texturas, verbo, notas musicais... e tudo anota, tudo nota, pois ser artista é mais que talento, conhecimento ou dedicação.
É estado de alma em busca incessante perseguindo quimeras.
É visão do que não se vê.
Na divisão do meu caderno reservei páginas para museus e artistas especiais. Aqueles que me tocam . Um deles, Marcus André,  conhecido numa das aulas, surgiu como o "mentor  espiritual" de uma pintura que fiz. Numa série de 4 abstratos motivados pelos padrões das borboletas.
Encontrei-me nas linhas fascinantes que atravessam as formas. Um caminho encantador que talvez eu percorra mais um pouco.




Verso, Prosa e Imagem.
Aprendizes de arte é o que somos, tateando as primeiras letras, encontrando sentido em detalhes antes obscuros, pontos e linhas, traçados e tracejados.
Valores e tonalidades se modificam e a luz transcende o significado de praxe.
O que era prosa vira verso, o que era verso vira imagem.
Estamos aprendendo a ler, ver com olhos diferentes; interpretando as formas, cores, sombras e luzes com outra sensibilidade.
Como crianças sendo alfabetizadas entendemos as poéticas, os signos, visões. É o verso e a prosa em imagem.
Um exemplo?  Uma aula da profª Laila sobre Van Gogh...



Olhando Diferente.
Olhamos diferente no decorrer do tempo. Olhares podem se transformar no estudo da Perspectiva, quando ângulos, óticas e prismas, antes impensados, redimensionam nossos espaços.
Entretanto quando esta perspectiva extrapola o conceito geométrico, que elimina dissonâncias do fazer, nosso universo interior enriquece e se expande O corpo sente novos espaços, se abre aos abraços, quedas livres ou aos voos panorâmicos.
A perspectiva não está só na geometria, está na descoberta de novas facetas da arte, de  diferentes caminhos e possibilidades. 

É ida sem retorno, pois o que foi agregado não conseguimos mais dispensar.

Somos aprendizes de arte a caminho!




Para concretizar este fragmento  de BCas Notes transformei os infográficos em um pequeno caderno
em forma de sanfona.



Feito com amarração de cordões coloridos que em tempos ideais seriam nas cores primárias do sistema aditivo ou subtrativo, porém...em tempos de pandemia valem as cores encontradas no armarinho do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário