sábado, 19 de setembro de 2020

Tratamento de Imagem - Conceitos


Photoshop é uma caixinha de surpresas e recursos. Sabendo usar.

1. Começando pelo básico. Não existe um consenso entre fotógrafos sobre as nuances que separam os termos editar, tratar e manipular imagens. Assim fico com as definições do Prof. Marcelo Almeida.
Photoshop é uma caixinha de surpresas e recursos. Sabendo usar.

1. Começando pelo básico. Não existe um consenso entre fotógrafos sobre as nuances que separam os termos editar, tratar e manipular imagens. Assim fico com as definições do Prof. Marcelo Almeida.

Editar- Existe um sinônimo para isto que é "decupar" Significa fazer uma escolha ou separar as fotos que posteriormente serão tratadas de alguma forma

Tratar - Está na correção de determinadas características como brilho, nitidez, sombra, saturação de cor, recortes...Ajuste de cores, nivelamento da foto e corte.

Manipular - É modificar a estrutura da imagem. remover ou adicionar elementos, modificar cenários, pessoas, alterando sua proposta inicial.


2. Em seguida a escolha de tamanho e formato de arquivo a ser trabalhado

 


Raw
- É o arquivo cru.Ao contrário da imagem JPEG (Joint Photographics Experts Group) criada no processador da câmera, o arquivo RAW é um banco de dados enorme, contendo toda a informação captada pelos milhões de pixels do sensor da câmera, sem nenhuma alteração.
Isto permite aplicar na imagem todo o tratamento possível no computador, que é muito mais potente que o processador da câmera.  Os arquivos RAW também são conhecidos como “negativos digitais”, pois são como os negativos das câmeras analógicas, e um arquivo JPEG é como uma revelação pronta.
A desvantagem do arquivo RAW é que, ocupa mais espaço no computador (os arquivos podem ter 2-6x o tamanho de um arquivo JPG), e precisa ser processado antes da postagem na internet. Não é uma foto pronta, necessitando de um aplicativo de pós-produção para ser impresso ou postado. Para a internet necessitará de uma cópia em formato mais amigável, como o próprio JPEG.


Tamanho da Imagem.

No Photoshop o tamanho do arquivo da imagem pode ser trabalhado na escala do Sistema métrico ( centímetros) ou do Sistema Inglês ( polegadas).

A resolução para arquivos JPEG  pode ser 72 polegadas, mas para tratamento de imagem, (raw ou tif p.ex.) deve ser 300 polegadas. O compartilhamento na Internet deve ser em 72 DPI ( pontos por polegada) que é a menor resolução de captura digital.

*Pixel:
"Pixel é o menor elemento em um dispositivo de exibição (por exemplo, um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que um conjunto de pixels com várias cores formam a imagem inteira. A palavra pixel (plural "pixels") é um estrangeirismo proveniente do inglês (anglicismo). É aglutinação de picture e element, ou seja, elemento de imagem, sendo pix a abreviatura em inglês para pictures. Já faz parte do léxico do português, sendo aportuguesada como píxel (plural "píxeis"). Em um monitor colorido, cada pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores, cada um desses pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é então possível exibir pouco mais de 16.7 milhões de cores diferentes (exatamente 16.777.216). Em resolução de 640 x 480 temos 307.200 pixels, a 800 x 600 temos 480.000 pixels, a 1024 x 768 temos 786.432 pixels e assim por diante. "

ATALHOS - Facilitam o manuseio  economizando o tempo para voltar a janela da ferramenta e alterar um procedimento.

Esta postagem exibe várias tabelas com teclas e atalhos:  Atalhos de Teclado Padrão

Control "O : Abre imagem na  tela inicial do Photshop. Dois cliques rápidos na área cinzenta também. Ou arquivos  em "file".

Control + e - : Aumentam e diminuem a imagem/arquivo.

Control Alt I: Abre o comando de tamanho da imagem. 

Control W: Fecha imagem e diretórios.

Control Q: Fecha programas

"X": Alternância.

Control Z: Voltar para a função anterior.

{ e } : Aumentar e diminuir o tamanho de ferramentas como pinceis e borrachas. 

Control U: Colorizar a imagem

"B": Habilita o pincel (brush)

"D" : Preto ou branco

"T" : Ctrl+T – “Transformação Livre” (“Free Transform”); Ctrl+Shift+T – “Transformar Novamente” (“Tranform Again”); Ctrl+Shift+K – “Configuração de Cores” (“Color Settings”); Ctrl+Alt+Shift+K – “Atalhos de Teclado” (“Keyboard Shortcuts”); 

EXERCÍCIOS COM PHOTOSHOP - LAYER

 


Fotografia de Marcelo Almeida

Exercício 1

 

Exercício 2 

 

Dessaturação de Cor.

- Selecionar uma imagem : file  => open => Abrir a imagem e criar camadas)  => layer => background copy ( clicando na camada com o lado direito do mouse podemos conferir uma cor) => duplicate layer (background copy 2)

- Desabilitar a camada copy 2  ( clicar no olho)  e dessaturar  a copy : image=> adjustments=> desaturate. Este procedimento mantém os canais de cores abertos.

Colorizar imagem dessaturada

* Control "U" ou Image => adjustments => Hue saturation  (colorizar com qualquer cor) 

* para aumentar ou diminuir a imagem : alt + scrolling do mouse ou  na lupa  + e -

- Na layer copy  clicar no  comando do retângulo branco com círculo escuro no meio para gerar a mask branca. 

- Habilitar o brush da coluna de tools a esquerda ou "b" no teclado => Regular o pincel em Size e Hardness => "d" no teclado para gerar preto e branco.

- Na coluna de tools os quadrados em branco e preto que se alternam => preto gera informação, branco devolve a informação. Com o quadrado em preto  ao passar o pincel sobre a imagem devolvemos a cor. Para retirar o efeito passa para o branco e retira a seleção com o pincel.

- Para criar novo efeito: Clicar na máscara branca (seleção cor preta) => aply => reinicia com nova mask.

TOOLS

1- Move tool (v) - move o conteúdo da camada., ou partes selecionadas.

2- Retangular Marquee Tool - cria seleções quadradas ou retangulares. Opção para seleções elipticas, cortes verticais e horizontais. Para criar quadrados ou círculos acionar a ferramenta junto com "shift".

3- Lasso tool - selecionar a mão livre.  Poligonal (retas, polígono) . Magnetic.

4- Magic Wand Tool. Seleciona área com uma mesma cor

5 - Crop tool - seleção quadrada (pode ser editada ) que recorta a imagem conservando apenas a área selecionada.

6 - Paint brush - Pincel para pintar na camada que está ativada. Vários pinceis. É possível criar um pincel

7 -  Pencil tool - Igual ao pincel , mas opaco e com dureza.

8 - Eraser Tool - borracha que apaga áreas selecionadas ou a camada. Funciona com a dureza do lápis ouu pode ser esfumaçada como o pincel.

9 - Paint bucket tool - Lata de tinta que  pinta uma camada inteira ou apenas uma parte selecionada.

10 - Gradient tool - Faz degradê de cor. Semelhante a lata de tinta,porém pra fazer o gradiente tem que arrastar o mouse a partir de uma linha.

11 - Horizontal Type tool - Escreve textos. várias opções.

12 - Pen tool - Um conjunto de ferramentas que  faz vários traçados e permite edições.

13 -Rectangle tool -  Faz retângulos que podem ser vazios ou preenchidos com cor.  tem outras opções de formas. Line tool desenha linhas e coloca-se uma seta na ponta.Custom shape tool  tem grupo de formas pré desenhadas (flores, sinais, globos)

14 - Clone Stamp - Na layer duplicada clicar sobre o elemento selecionado simultâneo com "alt" . Em seguida  com movimento de pincel estampar em outro local da imagem. Clicando sobre esta estampa selecionada  ( com tool retangular) , botão direito do mouse, acionar free tansform.

 15 - Liquify - pesquisar.

* Não esquecer ...se alguma seleção imperceptível estiver acionada  usar o control D para liberar.

"Postagem em andamento

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário