terça-feira, 22 de setembro de 2020

Fotografia - Triângulo de Exposição

 


 Boas ferramentas de trabalho a disposição é muito bom. Saber usá-las é uma necessidade.

"A Canon EOS 500D (também chamada de Rebel T1i) é uma câmera fotográfica DSLR lançada em março de 2009 pela Canon"

De uso fácil para quem não tem conhecimentos técnicos, permite fotos muito boas apenas usando as configurações automáticas. Porém creio que oferece mais se  conhecendo os princípios básicos de utilização das câmeras fotográficas, particularmente as digitais.

LUZ

No que se refere a luz existem três reguladores importantes: ISO, Diafragma e Obturador. 

Estes três são comumente referidos como o "triângulo de exposição", e são os três fatores que levam a um equilíbrio de uma imagem bem exposta

ISO - International Organization for Standardization.

Na fotografia analógica  a classificação significa velocidade do filme.Quanto mais sensível o filme menos luz necessária.

Na fotografia digital, o ISO mede a sensibilidade  à luz do sensor de imagem. É o nível de sensibilidade do dispositivo fotográfico.

Quanto menor o número, menor é a sensibilidade do sensor e, por isso, será necessária quantidade maior de luz para a foto. Nas câmeras digitais a configuração ISO pode ser alterada de imagem para imagem. Existe o ajuste automático do ISO.

Dependendo do uso pode ocorrer pixelização ou granulação no filme, sendo que esta pode ser um efeito desejável.Aumentar os valores de ISO faz com que apareçam pixels falsos brancos ou coloridos ( ruído de cor ou de brilho). ISO  alto diminui a capacidade da câmera de capturar muitas cores, variedades de tons, e preto ou branco absolutos.

* Cada ponto de luz aumentado é um ponto de ISO diminuído.

*Quando se fotografa com luz do dia , geralmente o ISO  requerido é 100 ou 200. Se a quantidade de luz diminui  para continuar no ISO 100 devemos  abrir o diafragma e aumentar o tempo de exposição, o que pode levar a imagens borradas (movimentação da câmera)geralmente se usa tripé para evitar o tremor.

* A velocidade do obturador é afetada  quando se altera a configuração do ISO. Se mudarmos de 100 para 200  o tempo de exposição pode ser reduzido para a metade. Por exemplo: se antes era necessário 1/125, passa a ser necessário 1/250.

* Em dias nublados ou a noite podemos usar  ISO entre 400 e 800.Salas muito escuras, ou fechadas, ou onde não é possível usar flash(museus e teatros)  devemos usar ISO 800.

 


 DIAFRAGMA - Íris da câmera 

É uma abertura que regula a quantidade de luz que entra na câmera e vai até o sensor.. O diafragma na fotografia é o diâmetro da abertura das lentes. Esse diâmetro é um dos fatores que define a quantidade de luz que entrará na câmera, até o sensor. Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a objetiva (mais apta para locais com pouca luz). 


 Os diferentes graus de abertura do diafragma  são nominados por números ( f ) que podem variar de 1 a 40, dependendo da lente utilizada. Quando está na abertura máxima, grande quantidade de luz, este número é 1. O número baixo reflete uma alta abertura e o numero alto indica baixa abertura.

Cada vez que diminuímos um ponto na abertura do diafragma estamos diminuindo a metade da luz que entra . Por exemplo se estamos fotografando com abertura f/4 e diminuímos 1 ponto teremos que fotografar com  f/5,6 que significa a metade da luz anterior.


Profundidade de Campo

 Profundidade de campo  (depth of field ou DOF ) é a relação entre o objeto focado de  de uma imagem e o que está ao seu redor. Se tudo ou quase tudo está em foco existe grande profundidade de campo. Se apenas uma parte da fotografia estiver nítida, em contraste com o resto de imagem  fora de foco (borrada) existe pouca profundidade de campo.

*A abertura do diafragma tem relação direta com a profundidade de campo, o que estará focado ou desfocado na imagem . Quanto maior a abertura menor a profundidade de campo e vice versa. Assim quanto menor o /f, menor a profundidade de campo. Da mesma forma, quanto maior o /f, maior a sua profundidade de campo. Por exemplo, usar uma configuração de f / 2.8 produzirá uma profundidade de campo muito rasa, enquanto f / 11 produzirá uma imagem mais profunda.

Quanto mais próximo o objeto estiver da câmera menor será a profundidade de campo. Afastar-se do objeto aumenta esta profundidade. 

 Ao regular  a profundidade de campo através da abertura do diafragma , deve-se considerar a velocidade do obturador. Ao  diminuir o tamanho da abertura devemos diminuir a velocidade do obturador o que pode resultar numa imagem embaçada.

* Distância focal  refere a capacidade de uma lente de ampliar a imagem de um objeto distante. Quanto mais definida estiver a distância focal menor será a profundidade de campo.No modo automático para retratos  a profundidade de campo será estreita. No modo paisagem será mais profunda.

*Foco é o ajuste das lentes, que estão dentro da objetiva, para a distância do objeto a ser fotografado e a câmera.

* Fotômetro mostra  se a foto a ser captada está com a exposição necessária. Quando "zeramos o fotômetro significa que chegamos a exposição ideal para o objeto ser fotografado. Fotômetro da câmera capta  a luz refletida dos objetos.  Fotômetro de mão capta a luz que incide sobre o objeto , ou no ambiente.

 * Efeito Bokeh - Do japonês boh-ke, significa borrão.São as áreas fora de foco da imagem, além da profundidade de campo. São formas de círculo ( agradáveis) provocadas pela abertura da lente. Geralmente criadas com aberturas grandes como F/2,8.

Velocidade de Obturação

 White Balance ( WB_

...em construção

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário