sexta-feira, 1 de maio de 2020

Pintura I - Notas Historicas



Caverna Lascaux

Notas Históricas - Ralph Mayer  - Aula 2


Athenas e Heracles

Grécia
- Apesar do grande conhecimento sobre a antiga civilização grega sobre materiais e métodos da pintura mural ou de cavalete não há riqueza de informações. Estas foram obtidas através de estudos arqueológicos ( Troia e Cnossos), escritores antigos, e relatos de lendas.
Vitrúvio, Plínio, Teofrasto e Dioscorides foram base para  relatos de materiais e métodos do período clássico da pintura.  Ex, são os processos do "branco-dechumbo" e "sangue-de-dragão"
 - Civilizações grega-minóicas e pré-helênicas desenvolveram afrescos semelhantes ao "buon fresco" da Itália renascentista.
- Plínio , Vitrúvio e outros levam a crer que os principais métodos eram "Encaustica" e um segundo processo que parece ser  a óleo, têmpera de ovo ou cera emulsionada.
A preservação da arte grega se deu principalmente através de objetos cerâmicos.


Período Amarna

Egito
- A cultura de preservação egípcia aliada ao clima seco proporcionaram fontes abundantes sobre a metodologia empregada na produção artística.
Processos se mantiveram como na origem (4.500AC) até epoca mais recentes (ptolemaica): Paredes de gesso e argila decoradas com aquarela e entalhes na pedra tingidos com aquarelas.
presume-se que aglutinantes usados na aquarela eram goma arábica e cola de amido.
Com o passar do tempo sofisticaram pigmentos e pinceis, mas o fundamento era o mesmo.
Sob influência romana usaram massa de cal.


Madona e Infante com São Jerome e São João Batista.
 
Europa Medieval
Na Era cristã primitiva  ou medieval registro sobre materiais estão em manuscritos geralmente traduzidos para o inglês. * Laurie.
A arte medieval era proeminente nas regiões européias, no Oriente Médio e no norte da África, e alguns dos exemplos mais preciosos de arte da Idade Média podem ser encontrados em igrejas, catedrais e outras doutrinas religiosas. Também destacou-se o uso de materiais valiosos, como ouro para objetos nas igrejas, jóias pessoais, fundos para mosaicos e aplicados como folha de ouro em manuscritos.
Embora a Idade Média nem comece nem termine em uma data específica, os historiadores da arte geralmente classificam a arte medieval nos seguintes períodos: Arte Medieval Inicial, Arte Românica e Arte Gótica.


Eunucos Chineses

Oriente
Japoneses e chineses priorizam a permanência da obra de arte. Muitos na atualidade usam a mesma dezena de pigmentos de séculos anteriores.  estes são de origem mineral natural ,  botânicos ( indigo) ou animal ( inseto colchinilha). As obras geralmente eram preservadas da luz.
Usavam óleos secativos há séculos como o óleo secativo para o lacre rubro escarlate.
Absorveram técnicas ocidentais , mas mantiveram fidelidade ás técnicas próprias e ancestrais.


Capela Sistina - Criação de Adão, Michelangelo.

Renascença
Afresco, tempera de ovo, e óleo são métodos bem documentados na renascença italiana.
Pintores do Norte produziram menos registros.
Atualmente livros clássicos como Vida dos Pintores de Vasari tem relatos contestados como atribuição da invenção da pintura a óleo para Jan Van Eyck. Contudo como pintor , no convivio de Michelangelo, e outros mestres, seus relatos técnicos são procedentes. Vasari on Technique.


O Mundo de Cristina (1948) por Andrew Wyeth

Pintura a têmpera
 Originado na arte bizantina e cristã primitiva, alguns afirmam Grécia antiga, foi difundida na Italia renascentista.
Cennino Cennini relatou a técnica com gema de ovo pura ( séc XIV)  que aprendeu com Giotto.
Pintores flamengos e do Norte desenvolveram técnicas e materiais mais fáceis de manipular, provavelmente usados em Flandres a  partir do século XV.
Comércio com o Oriente permitiu utilização de vários materiais. Conheciam óleo de linhaça e destilação. Esta técnica dominada desde o século III foi usada comercialmente a partir de 1400 poara produzir solventes de tintas e vernizes.
Com a introdução da pintura a óleo têmpera perdeu o prestígio e se tornou obsoleta por vota  do século XVI.
Atualmente retoma prestígio através de artistas da Alemanha embora também se credite a ingleses e americanos.
No século XIX americanos como Sully usaram leite desnatado (caseína crua) e branco-de-chumbo. Também pasta de farinha e terebentina-de-veneza.

em construção.

Imagens e notas: Obtidas da disciplina Pintura I ministrada pelo Professor Wagner J C Lima  em aula on line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário