terça-feira, 12 de maio de 2020

História da Arte I - Arte Indígena


Arte ou Artefato : Agência e Significados nas Artes Indígenas

Tópico 06 - Atividades referentes a 04 e 11 de maio de 2020


Resposta A:

- A arte indígena é muito representativa, consequência do conhecimento transmitido pela ancestralidade, referindo o cotidiano, atividades sociais, rituais  religiosos e de sobrevivência.
Assim todo o trabalho de cestaria , cerâmica, pinturas  de corpo e adormos  utlizando  fibras, frutos, sementes, folhas, cascas de árvore, plumas e pigmentos vegetais tem caráter mais utilitário que figurativo ou de representação estética.
Na Cultura Ocidental ou mesmo na Oriental tais artefatos, utilitários ou de uso cotidiano muitas vezes  é fruto do ofício ou trabalho de um artesão, portanto um artesanato.
Na sociedade humana é comum, inclusive na classe artística, menosprezar esta atividade destinada aos utilitários, mesmo quando carregadas da beleza e criatividade representativa de um grupoetnico em particular.
Assim acontece com as expressões de arte índígena em todos os lugares do mundo, e também das demais produções folclóricas ocidentais e orientais

Resposta B:

Etnocentrismo se refere a afirmação excessiva de povos e etnias, em relação as suas culturas e identidades, registrando-as através da história. Esta atitude, individual ou coletiva, conduz a uma percepção do mundo, onde a etnia em questão está no eixo central, algumas vezes relativizando as demais.
Étnico” refere-se ao patrimônio cultural, e “centrismo” refere-se ao ponto central de partida Basicamente etnocentrismo seria julgar outros grupos através do próprio ponto de vista cultural. Como prática de comparar outras culturas com a própria e considerá-las inferiores.
Etnocentrismo é um desenvolvimento negativo, seja individual ou coletivo. Entretanto é uma reação humana universal encontrada em todas sociedades conhecidas, em todos os grupos e em praticamente todos indivíduos.
Poderíamos dizer que, mesmo em pequena proporção, "bairrismos" em relação a qualquer grupamento ou atividade social são atitudes etnocentricas.
Na comunidade global em relação ao aspecto sócio-cultural Etnocentrismo está representado em muitas culturas: Afrocentrismo (África); Asiacentrismo (Ásia); Eurocentrismo (Europa); Arabocentrismo (árabes); Balcanocentrismo (Bálcãs) .
Quando citamos Eurocentrismo nos referimos a tendência de colocar a Europa, (costumes, cultura e idiomas) como centro ocidental da história do homem moderno. Este conceito foi muito reforçado a partir da época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI), e consequente colonização europeia de várias outras etnias geográficas.
Alguns historiadores e pensadores consideram que o mundo Ocidental supervaloriza a Europa e sua influência no desenvolvimento da Cultura Moderna.
Contudo outros povos em Continentes do chamado mundo Oriental, ou do Leste, são comunidades que praticam etnocentrismo da mesma forma que no Ocidente.
Talvez todo este questionamento filosófico e sociológico revele na verdade o etnocentrismo individual, quando o próprio indivíduo se coloca em comparação com o de outra sociedade, e para valorização pessoal, sinta-se inclinado a depreciar as demais culturas.
O etnocentrismo impede que sociedades, ou indivíduos, evoluam absorvendo características culturais dos que lhe são estranhos.
Existe um limiar entre o apreço quanto as suas raízes, características culturais ancestrais, e etnocentrimo. Enquanto o primeiro é registro imprescindível da diversidade, e sua riqueza, caracterizando necessidade psicológica da nossa espécie, o segundo se caracteriza como desdém frente sociedades não parentais, gerando preconceitos.
Ambas atitudes estão disseminadas em toda sociedade humana.


Tópico 07 - Atividades referentes a 18 e 25 de maio de 2020

Resposta A:
- Nas tribos indígenas existe forte sentimento de utilidade prática, recebida pela ancestralidade, embutida na fabricação de artefatos. A forma como vivem, se relacionam com o ecossistema, e com o próximo é estabelecida e ensinada geração após geração. Toda atividade artesanal ou artística reflete uma necessidade ou utilidade derivada dos seus costumes.
O indígena não tem um vocábulo para designar arte, como compreendemos dentro do nosso conceito cultural , a produção que revela criação e pensar individual. Cada tribo tem suas próprias crenças e tradições que transmitem através de todas as representações artísticas inerentes a sua herança cultural, ou de costumes.
Arte indígena tem como finalidade principal a comunicação da herança. ancestral, reprodução do seu entorno, do universo que conhecem, ou seja a Natureza. E toda esta criação artística/artesanal está voltada para aplicação prática na rotina indígena.
Resposta B:
Indígenas tem estreita relação com a Natureza, e, embora os costumes e tradições variem de uma tribo a outra, toda forma de artefato ou atividade artística reproduz esta relação
Kaxinawa por exemplo, uma tribo do Acre denomina "dona dos japins" a índígena tecelã que produz tramas com maestria e a indígena que entoa os cantos ritualísticos durante a tarefa de tecer. Japin é um pássaro que produz ninhos muito elaborados nos galhos das árvores, o que faz com que a referência seja metáfora para quem se destaca no artesanato ou no canto.
Entre outros enfeites de plumas revelam divisões atribuídas de acordo com o nome ou atividade exercida.
Arte está ligada com a espiritualidade. Várias tribos veem no Xamã a figura mítica religiosa que recebe mensagens e as repassa através dos rituais, da dança, do canto. Também da atividade artística. Desta forma a arte não é criada pessoalmente, mas recebida e executada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário