sábado, 2 de maio de 2020

Fotografia - Tarefa I


Paleta de Alfred Andersen - Elisabeth Casagrande

Professor:  Marcelo Zequinão Almeida, jornalista e fotógrafo.

Primeiro exercício em 10 de março de 2020:  Sair pelos arredores e clicar umas 30 vezes com o celular, editar (selecionar) 10 imagens e trazer em pendrive, nuas e cruas.
Como o professor se declara um purista,  gosta das imagens tal qual se apresentam no ato de fotografar,  terei que rever meus conceitos, pois qualquer foto minha é antes de tudo "croped". Será meu desafio treinar o olhar para realizar o "crop" no momento do "clic".
Comecei distraída. O exercício estava confinado aos muros da faculdade, não ouvi, e saí pelo mundo...

Seleção "A" - as escolhidas




















Por acaso do destino minhas fotos foram as primeira analisadas, o que foi bom, pois apresentei sem a chance de refazer após visualizar algum colega. Porém não tenho certeza do resultado. O professor critica com gentileza, creio que para não assustar a calourada.

Como é útil ter um plano "B"  eis a segunda seleção: - As rejeitadas.





















O que marcou esta aula?

- Necessidade de olhar em profundidade, de considerar o entorno do que queremos focar, o que está atrás para evitar pequenas interferências que desalinhem a harmonia ou roubem o olhar do tema. O "croped" no final das contas pode se transformar num vício incômodo.
- Harmonia na paleta de cores.
- Composição : Considerar linhas, a geometria da composição.

Imagens de Elisabeth Casagrande ( BCas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário