terça-feira, 12 de maio de 2020

Fundição em Bronze - Cera Perdida


Imagem: Molde em Cera perdida / José Benito Alvarez

ESTOU ENCAMINHANDO O ARQUIVO COM OS SLIDES SOBRE FUNDIÇÃO EM BRONZE PELO MÉTODO DE CERA PERDIDA, APRESENTADO EM SALA.
REVEJA OS SLIDES.
FORAM ACRESCENTADOS LINKS PARA ALGUNS VÍDEOS (páginas em vermelho) COM MAIS DEMONSTRAÇÕES SOBRE O PROCESSO.
ASSISTAM OS VÍDEOS.
TEREMOS UM ENCONTRO ON LINE PARA ESCLARECER AS DÚVIDAS.
COMO TAREFA SOLICITO UM RELATO SOBRE O PROCESSO, PARA ENTREGAR ATÉ FINAL DE MAIO

Professor Flavio Marinho


ARQUIVO COM SLIDES


Modelando em Argila




Como Fazer Molde de Borracha Silicone



Mini curso laminações em Fibra de Vidro e Resina 
 


Resina Epóxi



Moldes de Gesso - Utilizações



Fundição / Gesso

Este vídeo descreve o processo de fundição em gesso a partir de um molde usado. Faz parte do recurso de ensino de Materiais e processos de Nasher, projetado para descrever alguns dos diferentes métodos que os escultores usam para criar arte.




Do Barro ao Bronze 



Fundição por Cera Perdida ou Fundição de Precisão 




RESUMO ESQUEMÁTICO


RELATÓRIO




 
Gabinete Antropomórfico de Salvador Dali

Fundição em Metais por Cera Perdida ou Microfundição 

1. Conceito
Escultura de peças metálicas por moldagem  de modelo original em cera, revestido por material refratário,  constituindo molde vazado,  preenchido por metal fundido, após o derretimento e retirada da cera. Industrialmente é  utilizado para a produção de joias e peças industriais de precisão.



Arte em bronze Burkinabé


2. Histórico
O artefato mais antigo é encontrado em Mergar no Paquistão, 6000 anos atrás. Índia , países asiáticos vizinhos, Oriente Médio e Egito dominaram a técnica desta época para frente.
 Povos mediterrâneos também deixaram peças em bronze fundido datando de dois milênios antes de Cristo (A.C.).
Na Asia oriental era comum o uso de fundição com cera perdida  de 1500 A.C para a modernidade.  A China  produziu  peças complicadas e de alta qualidade. No Japão a técnica é conhecida como Rogata evidenciada 2 ou três séculos A.C e se difundiu com o Budismo no século VI.
Artefatos da Europa datam de 900 a 100 anos A.C.
Africanos produziram bronze fundido a partir do século IX.
Nas Américas a técnica  foi desenvolvida inicialmente em Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Venezuela, América Andina, e oeste da América do Sul. Em seguida pelo México.


3. Vantagens
- Produção em massa de detalhes difíceis
- Reprodução precisa de detalhes com pequenas espessuras.
- Precisão nas dimensões e no acabamento.
- Custo relativamente baixo e menor restrição de materiais.
- Controle rigoroso da micro estrutura.

4. Desvantagens
- Limitada a peças de no máximo  10 Kg a preço baixo.
- Em peças de até 150 Kg tem alto custo.
- Ciclos longos de fabricação.
- Influência de muitos parâmetros gerando complexidade.




5. Método Para Fundição Artística
  • Confecção da peça original geralmente em argila.
  • Moldagem do Original com molde de silicone, capa de fibra de vidro  ou gesso;O molde é feito em partes com encaixe macho e fêmea.A capa de silicone é colocada sobre o molde de argila com tecido fibra de vidro para aumentar a resistência .
  • A resina é aplicada sobre o silicone. reentrâncias e cavidades são criadas nos moldes para permitir o encaixe perfeito.
  • Para preenchimento do molde usa-se cera de pincelamento e cera de vazamento, onde a diferença é determinada pela proporção nas quantidades de cera de abelha, parafina e breu.
  • Após o pincelamento das partes do molde  ele é unido e recebe a cera de vazamento  liquefeita. esta cera é espalhada pelo molde , internamente até atingir espessura determinada. O restante é retirado.
  • O molde de cera pronto recebe uma rede de tubos de alimentação  e de respiro. também recebe travas ou pregos na sua parte externa.
  • Material refratário (gesso) é colocado por dentro e por fora do molde de cera.
  • Após vem o processo de calcinação ( endurecimento do refratário) e deceragem ( retirada da cera).
  • Fusão do metal a ser utilizado (bronze) que preenche a cavidade oca do molde, onde estava a cera.
  • Resfriando e endurecendo o metal se faz a Usinagem ou quebra do molde refratário, corte dos túbulos e preenchimento doas cavidades de pregos e outras irregularidades.
  • Finaliza-se a peça com aplicação de pátina e cera.



6. Etapas da  Fundição de Cera Perdida. de Alta Precisão
  • A partir de um modelo da peça a ser fabricada, geralmente em metal , é feito o molde em cera.
  • Este molde é recoberto com lama. Sílica muito fina que recebe adição de aglomerante em camadas sucessivas. 
  • Após o endurecimento da lama esta casca é aquecido para derreter a cera.
  • O molde vazado é preenchido com o metal fundido e depois que este solidifica é descartado.




7. Etapas da Fundição Com Cera Perdida na Joalheria.
  • Uma peça esculpida ou reproduzida em cera é agrupada no que chamamos “árvore”, ou seja, um bastão central de cera (caule) ao qual se unem todas as peças, fixadas por meio de um gito (tronco). 
  • Essa “árvore” será colocada num recipiente e preenchido com gesso. 
  • O gesso é endurecido e levado ao forno em alta temperatura. 
  • A cera derretida escorre para fora do gesso e têm-se um molde interno das peças. Atualmente tem sido utilizada a fundição a vácuo, onde a cera é também absorvida pelas paredes laterais do gesso 
  • O metal líquido é injetado para dentro desse molde e o gesso é dissolvido em água. Surgem as peças de metal. 
Na produção de joias podem ser utilizados moldes de silicone ou borracha galvanizada permitindo produção em série.

Vídeo:Honório Peçanha
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