terça-feira, 29 de setembro de 2020

Mediação - Artes São Irmãs

Uma das frases que mais gosto é atribuída a Voltaire, escritor, deísta e filósofo iluminista francês: - "Todas as artes são irmãs e cada uma delas ilumina as outras resultando numa luz universal". 

Muitas vezes comprovei esta afirmativa na prática, vendo o entrelaçar na dança das artes.

Hoje, através da fala do prof. Wahner no debate "Mediação" , reencontrei Niki de Saint Phalle, cuja arte, vida e obra me surpreenderam no passado.

 Niki de Saint Phalle

CONCEITO E ARTE

Niki de Saint Phalle, o perfume que permitiu a realização de um sonho e a remissão da dor.
Niki foi mulher de beleza delicada, cuja rebeldia aos padrões da época escondiam a tristeza e tragédia com que fora tocada na infância.
Nasceu da opulenta aristocracia francesa, atingida pela depressão de 1929, quando abastadas famílias perdiam seus bens.

Depois de passar um período angustiante,  molestada pelo pai, rejeitada pela mãe,que responsabilizava a maternidade pela constante infidelidade do marido, e pelas demais desgraças familiares, ainda pequena foi para a América morar com os avós.
Retorna à Europa aos 18 anos, casada com o músico Harry Mathews, desejosa de uma família bem estruturada, iniciando  carreira de sucesso como modelo, aparecendo em capas de Vogue e Life.

Após uma crise nervosa aos 23 anos finalmente encontrou na arte um caminho para sublimação do sofrimento emocional.
Seu trabalho intenso, que atravessou várias fases, de início conturbado e agressivo, mas sempre narrativo, mostra o processo de recuperação.
Descobriu Gaudi na Espanha e profundamente impressionada iniciou a incorporação dos diversos materiais e cores definindo seu estilo original e inovador.

Colaboradora de Jean Tinguely, em 1960 separou-se do marido, e passou a viver com este artista, que estimulava seu desenvolvimento pessoal e artístico.
Autodidata, pintava em sessões de tiro com participação do público, conquistando notoriedade e um novo caminho como pintora profissional. Reconhecida e célebre, desabrochava a mulher segura,  refeita, que inspirada na gravidez de uma amiga criou as famosas "Nanas".

Seu trabalho cresceu em tamanho, colorido e criatividade, espalhado pelos jardins e cidades da Terra.
Idealizava ter seu próprio parque, e em 1979 principiou a concretização do sonho, quando ganhou uma área na Toscana: O Giardino de Tarochi!
Entretanto necessitava de 5 milhões de dólares para colocar em prática a ideia temática.

Foi através do perfume que cheira à jasmim, cravo e cítricos, reflexo da sua personalidade, criado em parceria com Jacqueline Cochran Company, que a ideia ganhou vida.
Várias embalagens foram criadas por Niki, representando com desenhos e tampas miniaturas das suas esculturas de animais e nanas ... os disputados frasquinhos e caixas também se tornaram ícones de arte.

Em 1991 quando Tinguely faleceu Niki mudou-se para a Califórnia, ao Sul.
Ali terminou seus dias, em 2002, ainda trabalhando, vítima de problemas respiratórios desenvolvidos pelo manuseio da matéria prima que mais utilizava, o poliéster.
Deixou um imenso legado artístico, junto ao perfume único, que nasceu motivado por um sonho.

A FRAGRÂNCIA

Niki Saint Phalle  fragrância descrita como de início fresco, herbal e mentolado, que se encaminha para um coração floral e doce, embasado por madeiras intensas, couro e notas enfumaçadas, para alguns conhecedores lembra fases de Chanel 19, Azzuree de Estee Lauder, Halston Classic, Eau de Soir ou Molinard de Molinard. Um aroma definido como unissex.


Família Olfativa: Chypre Floral, 1982
Gênero: Feminino (compartilhável)
Perfumista
: Jacqueline Cochran- PPI
Rastro - Intenso 

Fixação - Muito Boa

Pirâmide Olfativa:

  • Topo -Calêndula francesa, lírio-do-vale ou lírio selvagem, artemísia, hortelã, pêssego, bergamota
  • Coração - Ylang-ylang, angelica, jasmim, cravo, orris (raíz de íris), rosa, vetiver, patchuli, cedro.
  • Base - Musgo de carvalho, couro, madeira de sândalo, âmbar, almíscar


VÍDEO:  Niki Saint Phalle


Imagens: Banners publicitários da fragrância Niki Saint Phalle; Capa da Revista Vogue novembro /1954; imagens de esculturas de Niki Saint phalle, imagem de Niki Saint Phalle em Paris.

Resenha: Originalmente no meu  blog Perfume Bighouse, cujo assunto principal é perfumaria,  mas que ocasionalmente navega pela ciência e pela arte. ( Escrevendo Perfumes)

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Mediação, Cultura Digital e Tecnologias

 


Mediação: Ato de servir de intermediário entre pessoas ou grupos; intervenção, intermédio.

Mediação Tecnológica: A teoria da mediação tecnológica oferece uma estrutura para analisar os papéis que as tecnologias desempenham na existência humana e na sociedade. Sua ideia central é que as tecnologias, quando utilizadas, ajudam a moldar as relações entre os seres humanos e o mundo.

Questões levantadas.

- Quanto da mediação será humana e quanta artificial?

- Como aproximar os museus dos públicos?

- Filme 'Dilema das Redes'

- Espetáculo de dança. 'Corações em Espera', no Instagram

- Organizações possíveis

- Não é possível separar a formação do educador da formação do artista

- Devemos entender as lógicas advindas das tecnologias.

- Além de aprender as metodologias tem que se aprender as estratégias para lidar com isto. O que fazer com isto? Permanente autocrítica para reavaliar as estratégias

- Existe  uma perversão tecnológica. Criar a dependência da tecnologia. Da memória tecnológica.

- Penso em metodologias que considerem a dimensão do afeto 

- Quanto da nossa humanidade perdemos?

- Textos que podem ser interessantes:  Aganbem e Didi Huberman sobre o contemporâneo.

 

domingo, 27 de setembro de 2020

Pasta de Desenho

 Sugestão da profe Laila...fazer uma pasta de desenho com todos realizados no percurso, datados, para observar a evolução. 

Desenho não é meu forte, porém na prática da arte é uma atividade básica, e de tudo há de se aprender um pouco.




Feitos em momentos diferentes, experimentando materiais...

,

Em 2017



















Exercícios em aula





quinta-feira, 24 de setembro de 2020

História de Uma Colagem

Todo ato revela alguma coisa.

Coisas de Outrora - Leitura de Uma Colagem


Inquieta-mente menina 

voava muito distante. 

Sonhava que era princesa 

de  ondulante deserto,

dançante e bailarina. 

 

Mil potinhos na varanda 

encapsulavam ervas daninhas 

e flores. 

Mil sonhos trancados 

vicejavam em quimeras. 

Quem dera ser viajante, 

quem dera uma astronauta,

voando além do além 

por mares coloridos,

e céus desbravados.

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Arte Têxtil Contemporânea I

 

Yulia Ustinova - Ireland - escultura em crochet
 

Arte têxtil refere-se a processos artesanais ou industriais que se utilizam de fibras naturais ou sintéticas (fios) para a produção de objetos artísticos, utilitários ou decorativos.

Fotografia - Mauren Tauber

Para a espécie humana o têxtil surgiu vinculado a sobrevivência, proteção pessoal e do ambientes, compreendida na manipulação de tramas que produziam tecidos,vestuário, tapetes e utensílios diversos.

 

 Adquiriu conotação estética desenvolvendo-se mais ou menos ,nos períodos históricos ,de acordo com o progresso instrumental e conhecimento. 

A era do comércio da seda (século I A.C.) quando os chineses espalharam esta tecnologia para outros continentes representou grande avanço. Da mesma forma a revolução industrial (século XVIII) com a criação de teares industriais. 


Arte têxtil engloba várias formas de manipulação de fios incluindo a produção de tecidos, tingimento, bordados, rendas, tapeçarias, impressões, feltragem, etc. 

 


Art Creata- Página de BCas (Facebook) 
 
A partir do século XX diversos artistas se expressaram através dos têxteis popularizando-os através do que conhecemos como Arte Têxtil Contemporânea.


  Generalizando podemos dizer que a tradicional pintura se apropria de uma faceta desta arte, se considerarmos que seu principal suporte é uma tela de tecido, tratada, que oferece diversas texturas ou granulações. 

 

"A principal importância da arte têxtil, do ponto de vista da reflexão histórico-artística, está na sua capacidade de ornamentar, seja por meio do abstrato, seja do figurativo, transmitindo uma concepção estética e, portanto, um sistema de pensamento que em si mesmo não é menos válido do que aquele que pode ser descoberto, por exemplo, na arquitetura". (História das Artes/web) 

 


Vídeo : Sonia Gomes em Atelier de Artista 

 

ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS  (21/09/2020 )

 

ANA TERESA BARBOZA _ ARTISTA PERUANA  

http://anateresabarboza.blogspot.com

ALEXANDRA KEHAYOGLOU _ ARTISTA ARGENTINA 

http://alexkeha.com

KAZUHITO TAKADOI _ ARTISTA JAPONÊS 

http://www.kazuhitotakadoi.com

SHEILA HICKS _ ARTISTA CANADENSE 

http://www.sheilahicks.com

 

ARTISTAS CURITIBANAS:

Claudia Lara 

https://indd.adobe.com

Verônica Felipak 

https://www.veronicafilipak.art.br

Revista Urdumes, Curitiba

*em construção

Yulia Ustinova

Arte Têxtil Contemporânea II

 

Fotografia - Mauren Tauber

Arte têxtil refere-se a processos artesanais ou industriais que se utilizam de fibras naturais ou sintéticas (fios) para a produção de objetos artísticos, utilitários ou decorativos. 


Art Creata- Página de BCas (Facebook) 
 
Para a espécie humana o têxtil surgiu vinculado a sobrevivência, proteção pessoal e do ambientes, compreendida na manipulação de tramas que produziam tecidos,vestuário, tapetes e utensílios diversos.

 

 

 Adquiriu conotação estética desenvolvendo-se mais ou menos ,nos períodos históricos ,de acordo com o progresso instrumental e conhecimento. 

A era do comércio da seda (século I A.C.) quando os chineses espalharam esta tecnologia para outros continentes representou grande avanço. Da mesma forma a revolução industrial (século XVIII) com a criação de teares industriais. 


Arte têxtil engloba várias formas de manipulação de fios incluindo a produção de tecidos, tingimento, bordados, rendas, tapeçarias, impressões, feltragem, etc. 

A partir do século XX diversos artistas se expressaram através dos têxteis popularizando-os através do que conhecemos como Arte Têxtil Contemporânea.


  Generalizando podemos dizer que a tradicional pintura se apropria de uma faceta desta arte, se considerarmos que seu principal suporte é uma tela de tecido, tratada, que oferece diversas texturas ou granulações. 

 

"A principal importância da arte têxtil, do ponto de vista da reflexão histórico-artística, está na sua capacidade de ornamentar, seja por meio do abstrato, seja do figurativo, transmitindo uma concepção estética e, portanto, um sistema de pensamento que em si mesmo não é menos válido do que aquele que pode ser descoberto, por exemplo, na arquitetura". (História das Artes/web) 

 


 Têxtil na Arte Contemporânea ( 23/09/2020)

Bispo do Rosário  


Arthur Bispo do Rosário ( Sergipe,1911-rio de Janeiro, 1989)

Vídeo: O Senhor do Labirinto

 

 Leonilson

José Leonilson (1957-1993),  cearense  radicado em São Paulo

 

 Leda Catunda


 

Leda Catunda (1961 )de São Paulo. Filha de Vera Catunda Serra arquiteta e paisagista e Geraldo Serra Gomes, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. 

Em 2019 prepara o livro "Tempo Circular" com texto de Paulo Miyada e entrevista de Fernanda Brener.

 Ernesto Neto


Ernesto José, carioca , nascido no Rio de Janeiro em 1964 é artista multimídia, estudou escultura e atualmente trabalha predominantemente co poliamida e outros materiais flexíveis.

"Não é a representação de um corpo. É um nú. Um nú contemporâneo.""

 

 Beth Moysés

Paulista (1960) , formada em Artes Plásticas, mestre em Artes Visuais. Seu trabalho artístico se caracteriza como uma reflexão sobre a violência doméstica contra as mulheres.

 Rosana Paulino

Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, é especialista em gravura pelo London Print Studio, de Londres e bacharel em Gravura pela ECA/USP. Foi bolsista do Programa Bolsa da Fundação Ford nos anos de 2006 a 2008 e CAPES de 2008 a 2011. Em 2014 foi agraciada com a bolsa para residência no Bellagio Center, da Fundação Rockefeller, em Bellagio, Itália.

 

 Sonia Gomes 💚



 Mineira de Caetanópolis (1948)  é artista visual que transita entre texturas delicadas, fios, tecidos e estruturas  densas. Seu trabalho é evocativo das memórias, do artesanato regional, das origens africanas  e das práticas visuais mais próximas do povo e do cotidiano. 

"De mãe negra e pai branco, Sonia Gomes é uma fusão também de muitas lembranças. Sônia traz a influência forte da avó, parteira, benzedeira e useira de rodilhas na cabeça. Da família branca, herdou a ruminação dos guardados, das fotos, dos retalhos de tecidos vindos da fábrica, dos afetos fragmentados."

Navegue pela Arte Têxtil acompanhada pelo jazz do álbum Women of Jazz

 Vídeo: Women of Jazz, Youtube.