sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Amarelo no Tempo e na História


Amarelo (cor pigmento primária e cor luz secundária originada da superposição do vermelho e verde) é profuso na natureza na forma de minerais (alótropos de fósforo, arsênico e antimônio, ouro), de gases ( flúor e cloro) , pigmentos variados como os carotenoides amarelos dos vegetais,  animais ( pelos, escamas, penas, gemas dos ovos) e  óxidos de ferro nas argilas.

Nas terapias holísticas corresponde ao Plexo Solar. 

"Estimulante das faculdades intelectuais, da mente lógica e da faculdade da razão, o amarelo é, pois, associado com o poder e o autocontrole. Depois do branco, o amarelo é a cor mais próxima dos raios solares, em brilho e matriz, e assim, quase sempre, tem um efeito estimulante sobre nosso humor, proporcionando uma atitude harmoniosa em relação à vida, com um senso de equilíbrio e otimismo.".

Nas estatísticas atuais afirma-se não ser uma das cores mais apreciadas embora na temporalidade histórica tenha adquirido significados importantes e antagônicos em diversas culturas.

Pesquisas feitas na Europa, USA e Canadá apontam que a população associa cor amarela com diversão, gentileza, humor e espontaneidade, embora também  com duplicidade, inveja, ciúme e avareza.

 


Uma das primeiras cores usadas na Arte, como pode ser comprovado pelo cavalo amarelo (17.300 anos) na caverna  Lascaux na França

 


No antigo Egito amarelo simbolizava ouro e a crença era de que deuses tinham esqueleto e pele  de ouro. Os homens eram representados com rostos pardos e as mulheres com faces douradas ou amarelas. Os pigmentos usados eram derivados do arsênico e muito tóxicos.

NA China era a cor do "Reino do Meio" e só podia ser utilizada pelos imperadores.

 


Coroação de Nicholas II and Alexandra Fyodorovna in 1896

Também era a cor símbolo da monarquia russa.

Romanos antigos  usavam amarelo para representar pele e ouro, como se percebe nos muros  de Pompeia.

Ambígua,  na igreja cristã primitiva foi associada aos Papas, as chaves de ouro do Reino. Entretanto no período pós clássico convencionou-se que a roupa de Judas Iscariotes  era amarela o que associou a cor com traição e inveja. Embora não houvesse nenhuma referência nos escritos bíblicos.

No Renascimento convencionou-se que os não cristãos (judeus) deveriam ser identificados com a cor  amarela. No século XX  também foi usada pelos nazistas para marcar os judeus usando-se um  triângulo amarelo contendo a  estrela de Davi.

Pela associação com o dourado esta cor  ficou atrelada durante longo tempo  a práticas bancárias e de agiotagem.

Modernamente, entre os séculos XVIII e XIX o  amarelo adquiriu novas conotações, principalmente através da arte.

Arsênico, urina de vaca e outras  substâncias que originavam o amarelo foram substituídas pelos compostos sintéticos industrializados.

 


Em 1776 J.H.Fragonard pintou A Young Girl Reading com um vestido amarelo açafrão.Turner usou amarelo para representar estados de ânimo. Van Gogh admirava o amarelo, cor do sol, sendo um dos primeiros a usar amarelos sintéticos.


O termo "jornalismo amarelo " para notícias sensacionalistas se deve ao personagem humorístico das histórias em quadrinhos,Mikey Dugen, surgido logo em seguida das primeiras impressões utilizando ciano, magenta, amarelo e preto (CMYK)


Em 2003 o artista Olafur Eliasson  fez uma instalação em Londres  (Projeto Weather ) com centenas de lâmpadas de luz amarela iluminando uma névoa feita de água e açúcar.

Amarelo é bem visualizado a distância e em velocidade sendo comumente usado em veículos de emergência e serviços, assim como em sinais de neon.

Amarelo nas Artes Plásticas

Tintas a óleo

Amarelo cádmio 

 +  carmim alizarin ou vermelho cádmio = laranja intenso

 Amarelo Limão ou Amarelo Nápoles 

 +  carmim alizarin ou vermelho cádmio =  rosados

 + ultramarino e cerúleo = cinzas azulados

+ grys de payne, negro e marfim = misturas de ocres e beges

Aureolin 

+ viridian = belos verdes

+ ultramarino e cerúleo = verdes  calmos

Amarelo cádmio escuro

+ violeta de manganês = marrom castanho escuro

+ negro de marfim =  oliva escuro

* amarelos  adicionados aos azuis violetas ficam melhores que  se misturados aos púrpuras que tendem ao vermelho.

 * amarelos + vermelho indiano = cor intensa de areia.

* amarelos clareiam e esfriam os marrons

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário