"Nos Estados Unidos a Instituição CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), apresenta estudos e programas dentre os quais, o SEL (Social and Emotional Learning).
Segundo o modelo CASEL a aprendizagem socioemocional é definida com base em cinco áreas:
- Autoconsciência: conheça seus pontos fortes e limitações, com um senso bem fundamentado de confiança, otimismo e uma “mentalidade de crescimento”.
- Autogerenciamento: gerencie efetivamente o estresse, controle impulsos e motive-se a estabelecer e atingir metas.
- Consciência social: entenda as perspectivas de outras pessoas e tenha empatia com elas, incluindo aquelas de diversas origens e culturas.
- Habilidades de relacionamento: comunique-se claramente, ouça bem, coopere com outras pessoas, resista a pressões sociais inadequadas, negocie conflitos de forma construtiva e busque e ofereça ajuda quando necessário.
- Tomada de decisão responsável: faça escolhas construtivas sobre comportamento pessoal e interações sociais com base em padrões éticos, segurança e normas sociais.
No contexto escolar, a Aprendizagem Socioemocional (SEL – Social and Emotional Learning) envolve a integração de dois fatores inter-relacionados – desenvolvimento de habilidades e ambiente − a fim de promover a competência do desempenho escolar assim como o próprio desenvolvimento emocional e social dos professores e dos alunos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário