sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Aprendizagem Sócio-Emocional

 


"Nos Estados Unidos a Instituição CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), apresenta estudos e programas dentre os quais, o  SEL (Social and Emotional Learning).

Segundo o modelo CASEL a aprendizagem socioemocional é definida com base em cinco áreas:

- Autoconsciência: conheça seus pontos fortes e limitações, com um senso bem fundamentado de confiança, otimismo e uma “mentalidade de crescimento”. 

- Autogerenciamento: gerencie efetivamente o estresse, controle impulsos e motive-se a estabelecer e atingir metas. 

- Consciência social: entenda as perspectivas de outras pessoas e tenha empatia com elas, incluindo aquelas de diversas origens e culturas. 

- Habilidades de relacionamento: comunique-se claramente, ouça bem, coopere com outras pessoas, resista a pressões sociais inadequadas, negocie conflitos de forma construtiva e busque e ofereça ajuda quando necessário.

- Tomada de decisão responsável: faça escolhas construtivas sobre comportamento pessoal e interações sociais com base em padrões éticos, segurança e normas sociais. 

No contexto escolar, a Aprendizagem Socioemocional (SEL – Social and Emotional Learning) envolve a integração de dois fatores inter-relacionados – desenvolvimento de habilidades e ambiente − a fim de promover a competência do desempenho escolar assim como o próprio desenvolvimento emocional e social dos professores e dos alunos."

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