domingo, 18 de outubro de 2020

Tridimensional - Uma Preferência

 

Apresentação solicitada pela professora Polyanna, de Tridimensional,  apresentação de uma escultura que seja preferência. 

E trouxe Henri Matisse.

Inicialmente a predileção é pela imagem bidimensional  "Blue Nude", parte de uma série de nús que inspiraram muitas formas de arte, inclusive frascos de perfumes que ostentam figuras semelhantes  em relevo. Esta  pintura com tesoura na verdade é uma forma de colagem, com papeis coloridos, que Matisse fez no final da vida, adoentado,  após passar por um câncer.  Encontrava-se debilitado demais para usar as ferramentas de esculpir ou o material de pintura em telas.

Henri Matisse, um dos mestres da cor, com passagem pelo Fauvismo,  no começo da carreira artística esteve muito voltado para a escultura. Esculpia peças cujos temas posteriormente  transportou para a pintura, e mantinha no seu acervo pessoal várias peças de amigos artistas, incluindo obras de Rodin.

Afirma-se que a série de "Blue Nude"  foi inspirada na escultura feminina chamada "La Serpentine". Contudo se observarmos há uma linha evolutiva nos nus femininos de Matisse, da escultura à pintura, como podemos constatar em  "Nu Couché" e "Souvenir de Biskra". A tela foi inspirada na escultura anterior que em algum momento foi quebrada. Ambas suscitaram reações polêmicas no público e críticos de arte.


Matisse buscava a paz e  equilíbrio na arte, e persistiu nisto até o fim, apesar das debilidades físicas. Sua pintura  representava um estado de espírito resiliente  na tentativa de expressar a criatividade com materiais  antes impensados.


Vídeo 1: Henri Matisse , Pintor Fauvista, Vida e Obra.

Vídeo 2: Desenho com a biografia de Matisse



Nenhum comentário:

Postar um comentário