segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Arquivos de Imagem Digital

 

Os formatos de imagem digital influenciam a qualidade ou fidelidade de reprodução e o tamanho do arquivo.

Quando a imagem digital é comprimida,  ou  usa um algoritmo de compressão para reescrever a imagem e reduzir tamanho   pode ocorrer de forma que :

 - Haja perda de dados (Lossy)  em arquivos leves que permitem postagem em sites, blogs ou plataformas online. 

- Sem perda de dados (Lossless) com fidelidade de detalhes,  em arquivos maiores.

Na compressão Loss   JPG ( JPEG) é o arquivo mais utilizado

Na compressão LossLess existem GIF, PNG e TIFF (baixíssima compressão). .

Arquivo RAW (cru) não sofre compressão na câmera.

 

 

JPG  (Joint Photographic Experts Group)

Arquivo popular, pequeno que altera pouco as partes importantes da foto. Pode receber até 16 milhões de cores, sofrer vários níveis de compressão, sendo o tamanho máximo de 65535 X 65535 pixels. 

Profundidade de bits por canal (bpc) diz quantas cores únicas estão disponíveis para cada pixel. Quanto mais bits por pixel, mais cores disponíveis haverá e mais precisa será a representação. 

O JPEG suporta 8 bpc.

 


GIF (Graphics Interchance Format) 

Foi desenvolvido pela CompuServe para atender a necessidade de computadores mais antigos, em que a imagem dos monitores era exibida em 8 bits. 

Este formato é patenteado. 

Hoje é muito mais comum a utilização de Gifs animados nas redes sociais.

 O GIF preserva transparência de cores indexadas. Já na parte das imagens estáticas, foi substituído pelo PNG e o JPEG, que possui compressão menor e mais qualidade nos pixels.

 


PNG (Portable Network Graphics) 

 popularmente conhecido como um formato em que não é necessário utilizar o canal alfa da imagem, ou seja, dá para salvar algo sem o fundo (fundo vazado). 

O PNG é um formato livre de patentes - diferente do GIF - que permite regular a compressão da imagem sem danificar exorbitantemente sua qualidade.

 TIFF  (Tagged Image File Format)

TIFF não usa algoritmos de compactação, como formatos JPEG ou GIF, o arquivo contém mais dados e resulta em uma imagem mais detalhada. 

São arquivos  grandes que ocupam muito espaço de armazenamento. Portanto, o número de imagens que podem ser capturadas e salvas na mídia de gravação é limitado.

 

RAW ( Cru)

Também não é compactado, sendo o equivalente digital de um negativo de filme. Ao contrário do TIFF, um arquivo RAW primeiro precisa ser processado ou desenvolvido usando o Image Data Converter ou outro software compatível. 

A vantagem desse formato é que você pode posteriormente ajustar vários atributos, como contraste, saturação, nitidez, equilíbrio de branco e outros, sem degradar a imagem. 

Após aberto por um software adequado este arquivo pode ser salvo em outro formato de imagem como TIFF ou JPEG.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário