segunda-feira, 6 de julho de 2020

Tintas Naturais I - Laboratório de Materiais.


Não tem nada melhor em arte que tarefas práticas.
Eis a primeira da professora Mauren Teuber atual coordenadora do curso de Artes Visuais e professora na disciplina Laboratório de materiais.

 "Algumas orientações sobre a solicitações de hoje: - faça em uma folha de papel um mostruário de cores extraídas no processo de fricção a partir de frutas, hortaliças, verduras, folhas, flores que tiver ao seu redor.
- anote a data, o tipo de processo (fricção) e a partir do que foi feito, como, por exemplo, se usei amora, escreverei amora ao lado da mancha que obtive ao esfregar a amora no papel.
- guarde seu mostruário. Faremos 5 folhas de mostruário com os demais processos de extração (que serão solicitados nas próximas aulas) e, ao final, faremos um Caderno com essas folhas.
- o Caderno será finalizado na primeira semana de Agosto.

O embasamento teórico está nestas fichas:





Os vegetais oxidam com facilidade mudando a cor, principalmente quando expostos a luz.


Um exemplo é o cozimento de beterraba.


Por exemplo: casca de cebola


Vegetais como urucum, açafrão e cúrcuma são bons exemplos.


Ilustrado com jenipapo.


Por exemplo: repolho roxo


Elementos minerais presentes nas terras e rochas tem muita utilidade como fonte de pigmentos naturais.
Seleção: Procura-se por terras que quando friccionadas deixem alguma cor nas mãos.
Moagem: No processo manual feita com pilão.
Peneiração ou tamização: Utilizamos peneiras para separar pó fino dos grânulos maiores.
Decantação: após prévia diluição com água, no dobro do volume, a mistura é deixada em repouso durante 24h. As partículas contaminantes, muito finas, que estão boiando são retiradas com uma seringa.
Secagem: utiliza-se uma boneca de algodão para secar a terra lavada. Deve permanecer pendurada durante mais ou menos 24horas.

A Bibliografia indicada é:

Tintas Naturais - Uma Alternativa A Pintura Artística - 1998 







 E o texto: O Que é Tinta

PESQUISAS COMPLEMENTARES

Fazendo Tinta

Material

Folhas, flores e frutos forrageados

Água

Sal

vinagre branco

Goma arábica (disponível em lojas de arte)

Planta colorida

Óleo de cravo-da-índia , cravo inteiro ou wintergreen

Panela velha (o aço inoxidável funciona melhor)

Luvas de borracha

Trapos

Filtro de café

Funil

Frasco de vidro de boca larga

Garrafas de vidro com tampas

Procedimento 1

1- Reúna seus materiais, muitos dos quais podem ser encontrados em casa ou fora do quintal.

2 - Em uma panela velha, adicione folhas, flores ou frutos, água, sal (1 pitada por xícara) e vinagre branco (1 colher de chá por xícara). Cozinhe em fogo baixo.

3- Cozinhe por pelo menos uma hora ou até a água adquirir uma cor profunda e rica. Use uma tira de papel para testar sua cor.

4 - Coloque um filtro de café dentro de um funil, depois o funil dentro de uma jarra de vidro de boca larga. Despeje a água lentamente no topo para filtrar a tinta.

5 - Em uma garrafa de vidro, adicione goma arábica (uma parte para 10 partes de tinta) e um cravo-da-índia inteiro ou uma gota de wintergreen  (como conservante).Despeje a tinta na garrafa, deixando algum espaço na parte superior.Feche com uma tampa bem apertada

6-Nomeie e identifique sua tinta. Use em seus trabalhos de arte.

Obs: Use garrafa escura, verde, marrom ou azul e rotule. A luz degrada os pigmentos


1- Caroço de abacate
2- Chá de roiboos- (Aspalathus linearis)
3 - Noz
4 - Butea ou flame-of-the-forest, ou bastard teak 
5 - Casca de cebola roxa.
6 - Flores de calêndula.


Flame of the Forest, Bueta ou Palash (em hindu) é uma árvore comum na Ásia. Os hindus costumam usar suas flores para fazer tinta amarelo-alaranjada para o festival Holi. Este pigmento se combina bem com outros.
para obter a tinta basta ferver com água e uma pitada de bicarbonato de sódio. Após o resfriamento pode-se usar um pouco de álcool ou vinagre+sal como conservante


Alcoolato de caroço de abacate fornece uma tinta avermelhada, não duradoura. Também é excelente analgésico e anti-inflamatório de uso tópico. Fotossensível, Guardar em garrafa escura.


Com 1 colher de chá de chá Rooibos (a granel) e aproximadamente 15 ml de água fervente por 20 minutos ou mais se consegue uma infusão. No chá filtrado adicione uma pitada de bicarbonato de sódio e deixe ferver por alguns minutos. Para engrossar adicione um pouco de goma arábica em pó ou líquida. Para manter essa tinta por muito tempo, adicione 1/2 colher de chá de vinagre e uma pitada de sal como conservante (opcional).


Casca de cebola fornece pigmentos muito ricos.

Durabilidade das Tintas

- Muitos pigmentos tem vida efêmera. Para prolongá-los podemos usar algumas substâncias. os mordentes.


Gauteria ou wintergreen

- Alguns corantes naturais, incluindo nozes pretas, casca de cebola, chá ou açafrão, são chamados substantivos, o que significa que eles não precisam de um mordente para se ligar às fibras, resistir a lavagens ou ação rápida da luz.Muitas plantas necessitam.
- Mordentes são geralmente taninos ou sais minerais. Os mordentes mais comuns e mais seguros são alúmen e ferro. O ferro pode ser obtido fervendo o corante em uma frigideira ou adicionando um pedaço de ferro enferrujado à panela. O carbonato de sódio também é conhecido como refrigerante. É um mordente alcalino e trará cores diferentes do material vegetal.
- Goma arábica: É usada para engrossar o líquido. Ajuda a tinta a fluir para o papel de maneira controlada e vincula a tinta ao papel. Também ajudará a preservar a cor.
- Óleos como de tomilho, cravo da índia, alecrim  e wintergreen (evergreen ou sempre-vivas) são usados para evitar o mofo. Gautéria (Gaultheria procumbens do Hemisfério Norte é um bom exemplo de evergreen.

 Procedimento 2

- Cozinhe 1 xícara de material vegetal fresco ou 1/2 xícara com 1 xícara de água e um mordente (se necessário) por 20 a 30 minutos.
- Estirpe o material vegetal. Você deve ter cerca de 3-4 onças de líquido.
- Misture 1/2 colher de chá de goma arábica enquanto a tinta ainda estiver quente, para que ela se dissolva facilmente e deixe esfriar.
- Despeje a tinta resfriada em um pequeno frasco e adicione 3 gotas de óleo essencial de tomilho. A tinta está pronta para ser usada para escrever ou desenhar.

Receitas Variadas 



Coreopsis (Coreopsis tinctoria)

1/2 xícara de flores secas de coreopsis (coreopsis tinctoria)
1 xícara de água 1 colher de chá de alume
1/2 colher de chá de goma arábica( em pó).
3 gotas de óleo essencial de tomilho

Cozinhe as flores secas com a água e o alumen por 20 minutos. Coe as flores. Você deve ter cerca de 100ml de líquido. Bata com goma arábica até que ela se dissolva. Deixe esfriar e despeje em uma pequena garrafa. Adicione 3 gotas de óleo de tomilho e agite algumas vezes para misturar. A coloração vermelha e amarela das pétalas de flores produz corante alaranjado.

Caroço de Abacate 

2  caroços de abacate frescos, picados em pedaços pequenos
1 xícara de água
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de goma arábica
3 gotas de óleo essencial de tomilho

Cozinhe os caroços de abacate e a soda na água por 20 minutos. Bata o concentrado com goma arábica.  Deixe esfriar e despeje em uma pequena garrafa. Adicione o óleo de tomilho e agite para misturar.
A tinta vermelha de caroço de abacate muda de tonalidade com a adição de alcalinos.

Tinta preta de framboesa

1 xícara de framboesas pretas frescas
1/2 xícara de água
1 colher de chá. alúmen
1/2 colher de chá de goma arábica
3 gotas de óleo essencial de tomilho

Cozinhe as framboesas com água e alumen por 15 minutos, esmagando as frutas para liberar o suco. Coe as bagas e bata com goma arábica até dissolver. Deixe esfriar e despeje em uma pequena garrafa. Adicione 3 gotas de óleo de tomilho e agite para combinar.

Tinta de chá preto

1/2 xícara de folhas de chá
1 xícara de água
1/2 colher de chá de goma arábica
3 gotas de óleo essencial de tomilho

Ferva as folhas de chá e a água por 15 minutos. Coe as folhas de chá e bata com goma arábica. Deixe esfriar e despeje em uma pequena garrafa. Adicione o óleo de tomilho e agite para combinar.

Tinta preta da noz 

1/2 xícara de cascas de nozes secas
1 xícara de água
1/2 colher de chá de goma arábica
3 gotas de óleo essencial de tomilho

Ferva os cascos de nozes com água por 30 minutos. Coe os cascos e bata com goma arábica Deixe esfriar e despeje em uma pequena garrafa. Adicione o óleo essencial de tomilho e agite para combinar.


Shiso ou shissô vermelho produz tinta vermelha que com o passar do tempo fica azulada.

Várias flores produzem pigmentos. Dalias, rosas, calêndulas, budleisa...Algumas mudam de cor dependendo do pH da água.
- Dálias roxas podem produzir tinta verde.
- Das calêndulas obtemos verdes e amarelos.
- Rosas são ricas em taninos e junto ao ferro fornecem preto. Também oferecem amarelos ( com acetato de aluminio), verdes (com ácidos leves) e rosados.


- Budleias podem tingir tecidos diretamente das flores. Todas produzem amarelo brilhante com mordente a base de alumínio.


SUGESTÕES  BIBLIOGRÁFICAS

A Forager's Guide to Natural Inkmaking (English Edition) eBook Kindle


La magia de los tintes naturales: 10 ideas creativas y ecológicas para regalar (Spanish Edition) [Print Replica] eBook Kindle


Botanical Inks (English Edition) eBook Kind

The Organic Painter:Learn to paint with tea, coffee, embroidery, flame, and more; Explore Unusual Materials and Playful Techniques to Expand your Creative Practice (English Edition) eBook Kindle

Materiais Acessórios

Gel de Linhaça ou gel de Chia

Nenhum comentário:

Postar um comentário