segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Exercício de Fotografia III

Exercício com Restrição de Mobilidade: Escolher uma posição (de pé, sentada...) a ser mantida e fotografar o entorno.

A princípio tentei fotografar subindo numa escada, mas a máquina apresentou algum problema. Não estava  com a nitidez habitual em nenhuma das modalidades automáticas, nem com  ajuste manual; como se tivesse um véu tênue e uniforme  entre a lente e o mundo. Não havia me deparado com este problema até pouco tempo atrás.

Após edição 3 a 5 fotos deveriam ser apresentadas. Assim registro, do mesmo tema, 2 fotos com a câmera do celular, e 2 com a câmera Canon.
 


 



E para estudo  pessoal, acrescentarei algumas das primeiras  que ficaram levemente enevoadas com a Canon e outras de 21/11/2020 feitas com o celular.








quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Pintura e defesa de TCC II

 


Na apresentação do TCC de Daniela Marton - Entre a matéria e a Imagem: Memorial de um Processo Pictórico - sob orientação do professor Wagner Jonasson, uma grata surpresa. 

O relato abrange a evolução da formanda na produção de imagens usando vários processos como a utilização de softwares autoCAD e SketchUp, comuns na arquitetura, até os diversos processos e materiais da pintura em tela.

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Pintura e Defesa de TCC

 


Na apresentação do TCC "Flora Urbana: Pintando a Partir  do Caminhar Cotidiano", sob orientação do professor Wagner Jonasson a formanda Atiaia  S M da Silva apresentou um trabalho sensível e bem estruturado.


Entre  as diversas indicações de artistas para ilustrar a trajetória, pela aluna e professores presentes, despertou atenção especial o trabalho de  Carol Marine, devido a delicadeza das composições translúcidas, iluminadas e coloridas.



 

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

A Saga do Bicho-da-Seda - Atelier de Arte Têxtil

 
No ATELIER
 
Professora Rosanny, professor  Luiz Salgado e estudantes da disciplina de Poéticas Digitais, propõem trabalho coletivo de experimentação estética em arte digital. Trata-se de criação de banco de dados e programação em plataforma Isadora. 
Inspirada na “colcha de retalhos: entre agulhas e memórias” atividade desenvolvida na #conversa ateliê 09 (13/11/2020) Eixo criação, a proposta é desenvolver programação para visualização de composições visuais. Partimos dos fundamentos da linguagem visual de Wucius Wong e, sobretudo, da generosa contribuição da professora Laila Tarran, neste mesmo assunto, para o nosso curso.  
 
Trabalho iniciado em 13 de novembro de 2020 - Noturno
 



 

 
 

 
 
CONCEITO

 Bombyx Mori  é mariposa que não voa, desprovida de pigmentos.


Passa a maior parte da sua vida em metamorfoses,  confinada nos pequenos habitats,  naturais ou não, limitados pelas necessidades de sobrevivência e reprodução.

Acontece mais ou menos assim:


Machos e fêmeas em nichos determinados,  ocasionalmente artificiais,  se encontram para procriar, cada casal produzindo em torno de 400 ovos numa vida efêmera.

Destes ovos saem pequenas lagartas que passam seus dias comendo folhas de amoreira, engordando, dentro de um espaço limitado pela oferta, muitas vezes manipulado pelos humanos. Após sucessivas mudanças as lagartas inquietas levantam suas cabeças a procura  de um nicho para  a metamorfose final. É o sinal de que necessitam moradia fixa.

Neste momento outra intervenção do homem proporciona além do alimento uma residência. Condomínios de madeira são ofertados e as robustas lagartas, agora operárias fiandeiras, se penduram num dos "apartamentos" iniciando uma produção workaholic de casulos brancos em fios de seda. Um pouco antes do rompimento destes invólucros sedosos seu destino é selado em banhos de água quente. 

 


Mãos habilitadas, ou máquinas, encontram a ponta do fio  e desenrolam a pupa produzindo um dos materiais  têxteis mais resistentes que conhecemos: - O fio de seda.

O ano 2020 esotericamente estava previsto como o ano da cura, do chacra cardíaco, da cor verde, da tripla e preocupante conjunção dos planetas Jupitr, saturno e Plutão. Também afirmaram ser o ano da borboleta...

De forma semelhante aos pequenos insetos, considerados flores aladas,  atualmente passamos pelo período de engorda, posteriormente  encapsulados  em compasso de espera. Aguardando ansiosos o momento de acharmos nossa ponta do fio e nos libertarmos para um cotidiano igualmente morredouro, talvez com maior lapso de  tempo que as efêmeras borboletas e mariposas.

A Natureza sempre segue seu curso.

Vídeo: Fio de seda do Brasil é o mais branco do mundo.


domingo, 15 de novembro de 2020

Pulsar - Atelier de Arte Têxtil

 


Pulsar frenético, 

descompassado,

mimético, 

pressionado

aprisionado

obscurecido

iluminado, em  poéticas palavras, plásticas imagens

ritmado, enfim.

 Elisabeth Casagrande

No ATELIER
 
Professora Rosanny, professor  Luiz Salgado e estudantes da disciplina de Poéticas Digitais, propõem trabalho coletivo de experimentação estética em arte digital. Trata-se de criação de banco de dados e programação em plataforma Isadora. 
Inspirada na “colcha de retalhos: entre agulhas e memórias” atividade desenvolvida na #conversa ateliê 09 (13/11/2020) Eixo criação, a proposta é desenvolver programação para visualização de composições visuais. Partimos dos fundamentos da linguagem visual de Wucius Wong e, sobretudo, da generosa contribuição da professora Laila Tarran, neste mesmo assunto, para o nosso curso.   

Trabalho realizado no Atelier (on line) de Arte Têxtil - 13/11/2020 - período manhã.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Arquivos de Imagem Digital

 

Os formatos de imagem digital influenciam a qualidade ou fidelidade de reprodução e o tamanho do arquivo.

Quando a imagem digital é comprimida,  ou  usa um algoritmo de compressão para reescrever a imagem e reduzir tamanho   pode ocorrer de forma que :

 - Haja perda de dados (Lossy)  em arquivos leves que permitem postagem em sites, blogs ou plataformas online. 

- Sem perda de dados (Lossless) com fidelidade de detalhes,  em arquivos maiores.

Na compressão Loss   JPG ( JPEG) é o arquivo mais utilizado

Na compressão LossLess existem GIF, PNG e TIFF (baixíssima compressão). .

Arquivo RAW (cru) não sofre compressão na câmera.

 

 

JPG  (Joint Photographic Experts Group)

Arquivo popular, pequeno que altera pouco as partes importantes da foto. Pode receber até 16 milhões de cores, sofrer vários níveis de compressão, sendo o tamanho máximo de 65535 X 65535 pixels. 

Profundidade de bits por canal (bpc) diz quantas cores únicas estão disponíveis para cada pixel. Quanto mais bits por pixel, mais cores disponíveis haverá e mais precisa será a representação. 

O JPEG suporta 8 bpc.

 


GIF (Graphics Interchance Format) 

Foi desenvolvido pela CompuServe para atender a necessidade de computadores mais antigos, em que a imagem dos monitores era exibida em 8 bits. 

Este formato é patenteado. 

Hoje é muito mais comum a utilização de Gifs animados nas redes sociais.

 O GIF preserva transparência de cores indexadas. Já na parte das imagens estáticas, foi substituído pelo PNG e o JPEG, que possui compressão menor e mais qualidade nos pixels.

 


PNG (Portable Network Graphics) 

 popularmente conhecido como um formato em que não é necessário utilizar o canal alfa da imagem, ou seja, dá para salvar algo sem o fundo (fundo vazado). 

O PNG é um formato livre de patentes - diferente do GIF - que permite regular a compressão da imagem sem danificar exorbitantemente sua qualidade.

 TIFF  (Tagged Image File Format)

TIFF não usa algoritmos de compactação, como formatos JPEG ou GIF, o arquivo contém mais dados e resulta em uma imagem mais detalhada. 

São arquivos  grandes que ocupam muito espaço de armazenamento. Portanto, o número de imagens que podem ser capturadas e salvas na mídia de gravação é limitado.

 

RAW ( Cru)

Também não é compactado, sendo o equivalente digital de um negativo de filme. Ao contrário do TIFF, um arquivo RAW primeiro precisa ser processado ou desenvolvido usando o Image Data Converter ou outro software compatível. 

A vantagem desse formato é que você pode posteriormente ajustar vários atributos, como contraste, saturação, nitidez, equilíbrio de branco e outros, sem degradar a imagem. 

Após aberto por um software adequado este arquivo pode ser salvo em outro formato de imagem como TIFF ou JPEG.

 


quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Decepciona-me

 


O admirável deixa de ser, quando permite que a vontade sobreponha a ética.

Quando o douto e letrado se apropria destas características e do poder que lhe conferem para doutrinar o incauto.

Torna-se grave e injustificável se ocorre apropriação da cátedra, território neutro e alienável, para tais propósitos.

Houve tempo que escolas eram santuários, semelhantes aos templos, oásis neutros preocupadas em transmitir de uma geração para outra o cabedal cognitivo adquirido pelo homem, no decorrer da sua história. Conhecimento que permite a situação de conforto para o atual  'status quo'.

Tal característica de neutralidade e liberdade de escolha se perde quando doutrinas transitam nos locais de ensino, declaradas de forma dominadora, a revelia de vozes dissonantes.

Pergunto-me em que curva do caminho este douto se afastou da ética, da nobre arte, para vestir o manto da certeza sentenciosa em detrimento do conhecer, ensinar e respeitar.

Quando as páginas em branco passaram a ser convite para a escrita totalitária que preenche todas as linhas sem deixar espaço para o livre arbítrio?

Decepciono-me com a espécie. Talvez os deuses astronautas sejam de melhor teor.