Com o que não vale a pena,
com quem não vale a pena.
Com quem não se importa?
Porque nós importamos.
Com o que não vale a pena,
com quem não vale a pena.
Com quem não se importa?
Porque nós importamos.
"Nos Estados Unidos a Instituição CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), apresenta estudos e programas dentre os quais, o SEL (Social and Emotional Learning).
Segundo o modelo CASEL a aprendizagem socioemocional é definida com base em cinco áreas:
- Autoconsciência: conheça seus pontos fortes e limitações, com um senso bem fundamentado de confiança, otimismo e uma “mentalidade de crescimento”.
- Autogerenciamento: gerencie efetivamente o estresse, controle impulsos e motive-se a estabelecer e atingir metas.
- Consciência social: entenda as perspectivas de outras pessoas e tenha empatia com elas, incluindo aquelas de diversas origens e culturas.
- Habilidades de relacionamento: comunique-se claramente, ouça bem, coopere com outras pessoas, resista a pressões sociais inadequadas, negocie conflitos de forma construtiva e busque e ofereça ajuda quando necessário.
- Tomada de decisão responsável: faça escolhas construtivas sobre comportamento pessoal e interações sociais com base em padrões éticos, segurança e normas sociais.
No contexto escolar, a Aprendizagem Socioemocional (SEL – Social and Emotional Learning) envolve a integração de dois fatores inter-relacionados – desenvolvimento de habilidades e ambiente − a fim de promover a competência do desempenho escolar assim como o próprio desenvolvimento emocional e social dos professores e dos alunos."
RADICALISMO: um dos cancros que consomem nossa humanidade.
Existem infinitos pontos na linha que vai de um extremo ao outro, assim como cinzas entre o preto e o branco.
Nada é totalmente bom ou mau. Leste e oeste se encontram em algum lugar do círculo, Direita e esquerda dependem da perspectiva, assim com em cima ou embaixo, dentro e fora.
O que enriquece nosso mundo é justamente esta modulação entre a diversidade, o antagônico. Diversidade no sentido etimológico, de diverso, múltiplo, não da obscura apropriação política.
Quando nos debruçamos neste abismo da radicalidade nos arvoramos da divindade do Olimpo, onde tudo é permissível pela aparente superioridade sobre os "outros".
Do pensamento radical derivam várias de nossas mazelas. Violência, preconceito, crueldade, banalização da vida e do espaço alheio, o embotar de sentimentos e valores que nos distinguem de um líquen.
É um dos cancros que estão a derrotar nossa humanidade.
Enquanto máquinas se assemelham ao homem, cada vez mais, este canibaliza sua essência, corrói o que tem de mais nobre e bom no seu espírito.
Qual será nossa herança?
No Eixo Mediação a mesa composta pelos(as) professores(as) Luiz Salgado, Ana Lesnovski e Polyanna Morgana versou sobre a mediação no âmbito digital.
Latour proporciona aqui análise da ciência, abordando o comportamento de cientistas e o trabalho nas instituições científicas.
"Fabricar alguma coisa é dar forma ou informar"
Na fabricação de tintas para aquarela usando pigmentos minerais (argilas) foi aplicada a formulação contida nesta resenha: Tinta de Aquarela.
Alguns ajustes foram necessários:
- Na ausência do dispersante "bile de boi" foi usada uma pequena quantidade de bicarbonato em pó.
- O óleo de cravo foi substituído por óleo de alecrim.
- A goma arábica disponível era líquida de fabricação industrial.
- Como umectante somente mel.
- Na falta de recipiente adequado para acondicionar a tinta pastosa fez-se necessário diluir com água e guardar em pequenos frascos.
- As argilas usadas foram obtidas no comércio de cosméticos.
No processo de incorporação de pó das argilas com o veículo, usando espátula, percebeu-se leve diferença de granulação entre as diferentes cores.
Resultado: Satisfatório embora o verde apresente uma granulação fina que não foi resolvida na moagem. O aspecto da tinta é levemente brilhante, porém no papel fica bem opaca. Adesão firme.
Algumas cores se manifestam diferente. Por exemplo o roxo fica marrom, e o azul é cinza. Isto provavelmente se deve a procedência das argilas. Não tenho certeza a respeito da "pureza" das mesma.
Resta avaliar o comportamento no decorrer do tempo, após o uso em outubro de 2020.
Foi um encorajador da espontaneidade e expressão subjetiva no aprendizado do uso das cores.
Era uma voz dissonante na Bauhaus, cujo objetivo central era a formação com enfoque na produção industrial.
Contrastes de Itten
1. Cor pura (matiz)
2. Claro-escuro
3. Frio-quente
4. Complementar
5. Simultâneo
6. Saturação
7. Extensão
Kunst Museum dedicou em 2019 (centenário da Bauhaus) exposições abrangendo a obra do artista suíço Johannes Itten.
"A exposição tem como objetivo ser a primeira a apresentar a visão utópica deste artista de unir arte e vida de uma forma abrangente.
Quando a Bauhaus foi fundada, Johannes Itten já havia adotado uma posição radical como artista em sua busca pela "desmaterialização máxima de objetos individuais", e ele formulou essa ideia programaticamente no famoso almanaque da Bauhaus Utopia: Dokumente der Wirklichkeit (Utopia: Documentos da realidade).
As peças principais da exposição são os diários e cadernos de desenho recentemente pesquisados. Eles foram parte integrante de sua prática artística de 1913 em diante e nunca foram exibidos de forma tão ampla antes. Eles não apenas nos ajudam a entender as reflexões teóricas da arte de Itten sobre as cores, mas também seus pensamentos sobre os princípios da arte e seu estudo até então desconhecido dos antigos mestres - ao mesmo tempo que fornecem pistas sobre a literatura que ele leu sobre ideias esotéricas e científicas contemporâneas. Em seus diários, ele também investigou coisas como vegetarianismo, técnicas de respiração, ginástica rítmica e outras práticas ou mentalidades voltadas para a mudança de estilos de vida, que estão novamente aumentando em popularidade hoje. Os muitos esboços revelam simultaneamente uma gama fascinante de formas visuais de representação que abrangem abstração, redução diagramática, colagem e figuração de um modo contraditório às narrativas usuais da evolução da arte de vanguarda."
Nature in Focus
"A exposição enfocará o significado das várias estadas de Itten em Thun e seus arredores. Tomando suas representações da natureza como exemplo, isso demonstrará que essas mesmas estadas forneceram o ímpeto fundamental para toda a sua obra, posteriormente reconhecida internacionalmente. A relação especial de Itten com esta região, e o estímulo decisivo que suas numerosas visitas proporcionariam, serão exibidos em uma exposição (a primeira a fazê-lo) e documentados em um catálogo de acompanhamento."
Recorte: Johannes Itten, Herbst am Bach, 1912, Privatbesitz, 2020, Pro Litteris, Zürich, Foto: Christian Helmle
“Johannes Itten & Thun” apresenta 120 obras dos anos de Itten no Bernese Oberland
"Johannes Itten (1888–1967) deixou uma marca duradoura na história da arte do século XX, e o Bernese Oberland, por sua vez, teve uma influência duradoura na percepção de Itten da paisagem e da natureza.
A exposição Nature in Focus mostra uma compilação de pinturas e desenhos que documentam até que ponto a experiência do artista na paisagem ao redor de Thun contribuiu para um conceito de natureza que era fundamental para sua arte. Essa trajetória pode ser traçada até seu trabalho após 1940. Os trabalhos são acompanhados por reflexões teóricas sobre as ideias de Itten sobre a natureza.
Johnnes Itten evidentemente vagou pela paisagem ao redor do Lago Thun com frequência nos anos de 1918 a 1920, buscando inspiração para aprimorar ainda mais sua arte e seu caminho em direção à abstração. Ele escreveu um de seus diários artísticos mais importantes enquanto residia em Sigriswil, com vista para o Lago Thun. Essas notas do diário prestam um testemunho eloqüente de como essas impressões foram importantes para seu desenvolvimento artístico.
A “desmaterialização” da natureza
A exposição (livro e catálogo) examina em ordem cronológica o espectro artístico coberto pelo envolvimento de Itten com o tema da natureza, dividido em dez capítulos agrupados em torno de obras-chave de destaque. Cada capítulo ilumina diferentes aspectos: natureza e assunto, natureza e abstração, a arquitetura da natureza, cor e natureza, todo o caminho para os estudos contemplativos da árvore de Itten.
Itten descreveu a transformação de uma forma natural experienciada subjetivamente em uma forma de arte governada por leis objetivas como “desmaterialização”. A partir dos anos 20 e 30, ele desenvolveu diferentes maneiras de equilibrar a representação abstrata e figurativa da natureza para criar constelações sempre novas e complexas. Seu interesse pela caligrafia do Leste Asiático e pintura a tinta desencadeou novos impulsos criativos, dando origem também à ornamentação abstrata,bem como a uma série constante de representações de paisagens, plantas e figuras em vários níveis de abstração."
As imagens selecionadas foram cortadas e passaram por pequenas alterações para melhorar a nitidez, saturação de cor, luz e sombra.
Na segunda representação do Caderno de Aprendiz, ou de aluna do curso de Artes Visuais, dos Eixos "Mediação" e "Criação", optei pela presença material das tarefas/anotações, deste caderno virtual, através de imagens e algumas palavras.
A princípio agradou-me a ideia do caderno/memórias contido dentro de uma caixa.
2. Que caixa? Caixa Preta reveladora? Livro Caixa?
Caixa Pandora de arte representando as mazelas e distorções da humanidade, derivadas da ignorância que persiste através dos séculos, da violência sofrida pelos indivíduos, ou das más práticas políticas e religiosas?
Dor não é a alavanca que move minha expressividade. Ao contrário, a arte somente emerge quando estou em estado de paz e conciliação.
Talvez uma caixa Amélie Poulan imbuída de acolhimento, revelação e simplicidade. Que abranja todas as formas de arte, mesmo a utilitária e artesanal, tantas vezes discriminada, revelando face branda e colorida da natureza, humana ou não.
3. Procurei na raiz etimológica destes signos verbais /escritos a síntese motivadora da construção de Art Collectio.
4. Materiais - Caixa têxtil artesanal. Confeccionada em papelão, revestida por materiais têxteis como fios de lã e fitas, cartolinas, tinta gouache e parafusos.
A Tampa e o interior tem listras coloridas representando os esquemas de cores RGB e CMYK apresentados nas inúmeras aulas sobre COR da professora Laila Tarran em FLV.
Esta poderia ser uma Caixa Laila Tarran.
5. Conteúdo
6. Fundamentos da Linguagem Visual (FLV ) - Apresentação
7. Mediação Digital - Espaços Virtuais
8. Desenho - Exercícios/Pasta de desenho
Reprodução de imagem encontrada num livro.
9. Pintura - Escalas de Valores I e Escala de Valores II.
O exercício que não deu certo...
10. Fotografia e Tratamento de Imagem - Na Pandemia
Fotografia de rua, nos arredores
11. Fundamentos de Representação Gráfica - Anamorfose com malha quadriculada.
Representação do espaço/casa
12. Fotografia e Tratamento de Imagem - Registro Urbano na FAP
13. Laboratório de Materiais - Pigmentos Naturais, Tintas Aquarela e Tintas Aquarela com Argilas
Produção artesanal de tinta para aquarela
14. Fotografia e Laboratório de Materiais - Registro na Pandemia
Street photography nas redondezas.
15. Tridimensional - Escultura na Palma da Mão
Baseada numa foto ( exercício de fotografia) de sementes de café numa bandeja.
16 A- Fotografia e Tratamento de Imagem - Registro na Pandemia na FAP
16 B - Street Photography - Registro na Pandemia
![]() | |||
17. Tridimensional - Henri Matisse - Evolução de um Tema
18. História da Arte - Grécia Antiga - Períodos Arcaico/Clássico
19. Psicologia da Educação - Inclusão Social Pela Arte
20. Atelier de Arte Têxtil - Colcha de Retalho - Pulsar
22.Exercício de Fotografia III - Fotografar com limite de mobilidade
23. Exercício de Tridimensional - Espaço em Construção / Projeto de Escultura/Instalação - Casa Ninho de Berkana
24. Releitura de Projeto - "O Dilúvio" de Leonardo da Vinci
25. Atelier de Arte - Semiótica, Fotografia e FRG - Sombras, não objetos
26. Exercício de Desenho em FRG - Desenhar um enquadramento através do vidro
27 - Exercício de? Uma imagem com destino incerto...Sombra Cortada