* Curitiba é Referência Nacional em Gravura Artística.
"Quando se fala em gravura artística em Curitiba, Uiara Bartira é o nome mais importante em atividade. Após encabeçar um movimento de gravuristas na cidade na década de 70, foi a Nova York se especializar, fez mestrado na área e se tornou uma das responsáveis pela criação do Museu da Gravura de Curitiba, em 1989" Gazeta do Povo
Fui apresentada à gravura, no curso de Artes Plásticas, através do trabalho de Dulce Osinski numa explanação online proferida pela artista.
Gravura
Nesta técnica artística é possível imprimir várias cópias de uma imagem a partir de uma matriz.
As matrizes são suportes duros (placas ou blocos de metal, madeira, pedra, etc). O termo também é utilizado para se referir a desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais.
O material da gravura determina a sua classificação.
De valor artístico pela originalidade e processo artesanal foi realizada por inúmeros artistas desde o final do século XV.
Tipos de Gravura
- Horizonte: O sulco produzido na matriz recebe tinta e o resultado final aparece em positivo
- Relevo: A superfície em relevo recebe a tinta, e o sulco aparece em negativo, ou sem tinta.
Tipos de Matriz
Xilogravura
- O artista retira de uma superfície plana de madeira (a matriz), com o auxílio de ferramentas de corte e entalhe (goivas) as partes que ele não quer que tenham cor na gravura. Após aplicar tinta na superfície, coloca um papel sobre a mesma. Ao aplicar pressão (com uma prensa) sobre essa folha a imagem é transferida para o papel.
Lineogravura
- A matriz é de material sintético ou placas de borracha, chamadas “linóleo”. Esta técnica é mais recente do que a Xilogravura devido ao material da matriz, e foi muito utilizada por artistas modernos, como Picasso.
Gravura em Metal
Sua utilização iniciou nana Europa no século XV. As matrizes podem ser feitas a partir de placas de cobre, zinco, alumínio ou latão que são gravadas com incisão direta ou pelo uso de banhos de ácido. Água-forte, água-tinta, ponta seca são as técnicas mais usuais.
A matriz recebe a tinta e uma prensa é utilizada para transferir a imagem para o papel.
Serigrafia
"Silk screen" tornou-se popular entre artistas na segunda metade do século XX.
Apresenta diversas técnicas de gravação de imagem. Uma delas é a gravação por processo fotográfico.
Imagens são gravadas na tela de poliéster e com a utilização manual de um rodo com a tinta a imagem é transferida para o suporte
Litogravura
A litogravura é um estilo de impressão que funciona como uma gravação feita por meio de desenhos sobre uma matriz porosa. Trata-se de um processo químico, que tem como base o princípio da repulsão entre água e óleo. Feito por meio de uma ferramenta gordurosa, como um lápis ou bastão, o desenho surge por meio do acúmulo de gordura na superfície da matriz.
Embora existam outras técnicas, a da litogravura se diferencia por ser a que mais se parece com uma pintura
Variações de Cor
- Criadas a partir de matriz única as obras exploram variação de cor na impressão, diferentes tipos de papéis e sobreposições.
* Uns 3 ou 4 anos atrás estava em São Paulo para visitar minha filha e fui ao MASP com minha irmã ( adulto especial).
Havia uma oficina de gravura para crianças e pensei que seria uma boa atividade para ela. E NOS divertimos muito.
Ela fez um bicho e eu fiz a multidão da Avenida Paulista.
O tempo passou voando. Trouxemos nossas plaquinhas de lembrança...
Nenhum comentário:
Postar um comentário