Arte têxtil refere-se a processos artesanais ou industriais que se utilizam de fibras naturais ou sintéticas (fios) para a produção de objetos artísticos, utilitários ou decorativos.
Para a espécie humana o têxtil surgiu vinculado a sobrevivência, proteção pessoal e do ambientes, compreendida na manipulação de tramas que produziam tecidos,vestuário, tapetes e utensílios diversos.
Adquiriu conotação estética desenvolvendo-se mais ou menos ,nos períodos históricos ,de acordo com o progresso instrumental e conhecimento.
A era do comércio da seda (século I A.C.) quando os chineses espalharam esta tecnologia para outros continentes representou grande avanço. Da mesma forma a revolução industrial (século XVIII) com a criação de teares industriais.
Arte têxtil engloba várias formas de manipulação de fios incluindo a produção de tecidos, tingimento, bordados, rendas, tapeçarias, impressões, feltragem, etc.
Generalizando podemos dizer que a tradicional pintura se apropria de uma faceta desta arte, se considerarmos que seu principal suporte é uma tela de tecido, tratada, que oferece diversas texturas ou granulações.
"A principal importância da arte têxtil, do ponto de vista da reflexão histórico-artística, está na sua capacidade de ornamentar, seja por meio do abstrato, seja do figurativo, transmitindo uma concepção estética e, portanto, um sistema de pensamento que em si mesmo não é menos válido do que aquele que pode ser descoberto, por exemplo, na arquitetura". (História das Artes/web)
ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS (21/09/2020 )
ANA TERESA BARBOZA _ ARTISTA PERUANA
http://anateresabarboza.blogspot.com
ALEXANDRA KEHAYOGLOU _ ARTISTA ARGENTINA
http://alexkeha.com
KAZUHITO TAKADOI _ ARTISTA JAPONÊS
http://www.kazuhitotakadoi.com
SHEILA HICKS _ ARTISTA CANADENSE
http://www.sheilahicks.com
ARTISTAS CURITIBANAS:
https://indd.adobe.com
https://www.veronicafilipak.art.br
• Revista Urdumes, Curitiba
*em construção
Nenhum comentário:
Postar um comentário