terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Tridimensional - Espaço em Construção

 


"As runas são letras características, usadas para escrever nas línguas germânicas da Europa do Norte, sobretudo Escandinávia, ilhas Britânicas e Alemanha (regiões habitadas pelos povos germânicos) desde o século II ao XI. Tais caracteres têm sido encontrados em pedras rúnicas, e em menor número em ossos e peças de madeira, assim como em pergaminhos e placas metálicas". 

 


Berkana é uma Runa que representa a árvore Bétula, significando começo, expressando a energia do crescimento e renascimento, renovação da vida, possibilidade de novos caminhos. Todos os ciclos de nossas vidas possuem algum período de gestação. Berkana ou Beorc é a representação deste momento de proteção e acolhimento, apresentando-se como no ventre materno, onde temos que usar das boas energias recebidas para desenvolvê-las e transformá-las em vibrações positivas, que auxiliarão a construir o nosso futuro. 

Refletindo sobre a crise que atravessamos lembrei das tantas vezes  que reclamei sobre dificuldades na venda da minha decadente casa, ansiando pela mudança para um apartamento fácil e seguro. 

Hoje vejo na vegetação que cresce abundante, quase que invadindo a casa, um abraço da Mãe Natureza, encobrindo, amortecendo, envolvendo...É a paz transmitida pelo verde, pelo canto dos inúmeros passarinhos que habitam as árvores. 

Comunhão protetora no pequeno oásis de árvores, arbustos hera  e plantas silvestres entre edifícios impessoais  e distanciados.

Assim seria a Casa Ninho de Berkana. 

 

Casa tronco cujos  cômodos emergem como galhos, transbordam de vegetação e madeiras, repletos de cheiros da árvore-da-seda,  de camélias, pitangas, araçás, musgos,  enquanto rolas, bem-te-vis, pica-paus e corujas disputam território cantarolando. Repleta das cores da Mãe Terra.

Uma experiência multisensorial, tridimensional, lúdica.

 

Inicialmente,  no papel, a casa se revelou fantasmagórica, sombria, com seus galhos retorcidos, até que surgiu a casa ninho...ou seria o Ninho de Berkana, gestado no interior de um baobá  africano, generoso, simétrico, mas igualmente multisensorial. 

Árvore que no interior do seu tronco pode armazenar milhares de litros do precioso líquido indispensável a vida: água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário