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segunda-feira, 4 de maio de 2020

História da Arte - Pintura Rupreste


Bisão na Caverna de Altamira

Na Pré-História, Período Paleolítico,  humanos expressavam seu cotidiano através de imagens inseridas nas paredes de rochas, tetos de cavernas e abrigos rochosos.
Apesar das controvérsias, existe um consenso de que tais imagens representavam cenas de caça, de convivência grupal e de sentimentos religiosos.
O termo vem de rupes significando rochas. Rupestre consequentemente é a arte de imprimir representações de ideias nas superfícies das rochas e cavernas. Caracteriza os sinais da presença e da atividade de povos antigos ou pré-históricos.
Talvez  uma espécie de escrita pré-histórica surgida da necessidade de comunicação entre um povo e outro. Portanto, os desenhos seriam mensagens entendidas pelas pessoas destes períodos.
Alguns historiadores compreendem que estes desenhos são símbolos religiosos criados para representar o pensamento transcendente, retratando uma visão particular do mundo, de acordo com seus costumes, onde tudo estava integrado pela crença nas forças sagradas da natureza.
Comumente  povos pré-históricos reverenciavam o sol, a lua, as estrelas, a água, o vento e outros elementos e fenômenos naturais, como representantes de um deus criador ou  deuses secundários.
Circunferências podem ser interpretadas  como a personificação do deus sol e da deusa lua.
Grafismos seriam animais e os desenhos geométricos poderiam significar seres sobrenaturais.Lagartos seriam os deuses da terra,  aves as divindades do ar e da chuva.
Este conjunto interpretativo poderia  estabelecer uma relação entre a arte rupestre e o nascimento da religião. Ou seriam apenas repetições de cenas, objetos e seres do seu cotidiano.
Tal arte, que alguns chamam apenas de registros rupestres, está dividida em dois grupos:

- Pintura Rupreste quando havia o uso de pigmentos.


 Pinturas rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara, Brasil

-  Gravura rupestre quando as imagens eram feitas através de incisões na rocha



 Gravura rupestre com cena de luta entre guerreiros da Idade do Ferro, em Val Camonica, Itália.

 Os sítios pré-históricos mais estudados estão na Europa, embora existam muitas localidades também no Norte mediterrâneo da África, Austrália, Sibéria e Américas.

 Portugal - Vale do rio Côa, Vale do Tejo, gruta do Escoural, Oliveira de Frades,

 Brasil - Parque Nacional da Serra da Capivara, Parque Nacional do Catimbau, Lajedos de Corumbá, a Lapa do Boquete, a Lapa do Caboclo, Varzelândia e Lagoa Santa, Campeche e Corais, Seridó e chapada do Apodi, Lajedo de Soledade.

 Itália - Arte rupestre de Val Camonica

 Líbia - Tadrart Acacus

 Arábia Saudita - Ha’il

 Espanha - Caverna de Altamira Argentina - Pinturas na Cueva de las Manos.

 Índia- Abrigos na Rocha de Bhimbetka

 França - Grutas decoradas do vale do Vézère, Lascaux, Les Combarelles e Font de Gaume La Marche, Caverna de Chauvet, perto de Vallon-Pont-d'Arc, Caverna de Cosquer, perto de Marselha, Caverna de Pech Merle, Caverna de Les Trois-Frères

 Inglaterra - Creswell Crags

AULA HISTÒRIA DA ARTE: Tópico 5 , 27 de abril de 2020 - Arte Rupreste

Este assunto foi abordado na disciplina História da Arte I - Professora Claudia Priori

Três documentos  foram fornecidos .: Dois textos,(reportagem virtual, texto em PDF )e um vídeo-aula

ARTIGO

Arqueólogos descobrem no Vale do Côa uma das maiores figuras rupestres do mundo 

VÍDEO AULA



Resposta enviada ao Forum:

Na Pré-História, Período Paleolítico,  humanos expressavam seu cotidiano através de imagens inseridas nas paredes de rochas, tetos de cavernas e abrigos rochosos.
Apesar das controvérsias, existe um consenso de que tais imagens representavam cenas de caça, de convivência grupal e de sentimentos religiosos.
O termo vem de rupes significando rochas. Rupestre consequentemente é a arte de imprimir representações de ideias nas superfícies das rochas e cavernas. Caracteriza os sinais da presença e da atividade de povos antigos ou pré-históricos.
Talvez  uma espécie de escrita pré-histórica surgida da necessidade de comunicação entre um povo e outro. Portanto, os desenhos seriam mensagens entendidas pelas pessoas destes períodos.
Alguns historiadores compreendem que estes desenhos são símbolos religiosos criados para representar o pensamento transcendente, retratando uma visão particular do mundo, de acordo com seus costumes, onde tudo estava integrado pela crença nas forças sagradas da natureza.
Comumente  povos pré-históricos reverenciavam o sol, a lua, as estrelas, a água, o vento e outros elementos e fenômenos naturais, como representantes de um deus criador ou  deuses secundários.
Circunferências podem ser interpretadas  como a personificação do deus sol e da deusa lua.
Grafismos seriam animais e os desenhos geométricos poderiam significar seres sobrenaturais.Lagartos seriam os deuses da terra,  aves as divindades do ar e da chuva.
Este conjunto interpretativo poderia  estabelecer uma relação entre a arte rupestre e o nascimento da religião. Ou seriam apenas repetições de cenas, objetos e seres do seu cotidiano.
Elisabetb C M Castro - BCas

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