Na Pré-História, Período Paleolítico, humanos expressavam seu cotidiano através de imagens inseridas nas paredes de rochas, tetos de cavernas e abrigos rochosos.
Apesar das controvérsias, existe um consenso de que tais imagens representavam cenas de caça, de convivência grupal e de sentimentos religiosos.
O termo vem de rupes significando rochas. Rupestre consequentemente é a arte de imprimir representações de ideias nas superfícies das rochas e cavernas. Caracteriza os sinais da presença e da atividade de povos antigos ou pré-históricos.
Talvez uma espécie de escrita pré-histórica surgida da necessidade de comunicação entre um povo e outro. Portanto, os desenhos seriam mensagens entendidas pelas pessoas destes períodos.
Alguns historiadores compreendem que estes desenhos são símbolos religiosos criados para representar o pensamento transcendente, retratando uma visão particular do mundo, de acordo com seus costumes, onde tudo estava integrado pela crença nas forças sagradas da natureza.
Comumente povos pré-históricos reverenciavam o sol, a lua, as estrelas, a água, o vento e outros elementos e fenômenos naturais, como representantes de um deus criador ou deuses secundários.
Circunferências podem ser interpretadas como a personificação do deus sol e da deusa lua.
Grafismos seriam animais e os desenhos geométricos poderiam significar seres sobrenaturais.Lagartos seriam os deuses da terra, aves as divindades do ar e da chuva.
Este conjunto interpretativo poderia estabelecer uma relação entre a arte rupestre e o nascimento da religião. Ou seriam apenas repetições de cenas, objetos e seres do seu cotidiano.
Tal arte, que alguns chamam apenas de registros rupestres, está dividida em dois grupos:
- Pintura Rupreste quando havia o uso de pigmentos.
- Gravura rupestre quando as imagens eram feitas através de incisões na rocha
Os sítios pré-históricos mais estudados estão na Europa, embora existam muitas localidades também no Norte mediterrâneo da África, Austrália, Sibéria e Américas.
Portugal - Vale do rio Côa, Vale do Tejo, gruta do Escoural, Oliveira de Frades,
Brasil - Parque Nacional da Serra da Capivara, Parque Nacional do Catimbau, Lajedos de Corumbá, a Lapa do Boquete, a Lapa do Caboclo, Varzelândia e Lagoa Santa, Campeche e Corais, Seridó e chapada do Apodi, Lajedo de Soledade.
Itália - Arte rupestre de Val Camonica
Líbia - Tadrart Acacus
Arábia Saudita - Ha’il
Espanha - Caverna de Altamira Argentina - Pinturas na Cueva de las Manos.
Índia- Abrigos na Rocha de Bhimbetka
França - Grutas decoradas do vale do Vézère, Lascaux, Les Combarelles e Font de Gaume La Marche, Caverna de Chauvet, perto de Vallon-Pont-d'Arc, Caverna de Cosquer, perto de Marselha, Caverna de Pech Merle, Caverna de Les Trois-Frères
Inglaterra - Creswell Crags
AULA HISTÒRIA DA ARTE: Tópico 5 , 27 de abril de 2020 - Arte Rupreste
Este assunto foi abordado na disciplina História da Arte I - Professora Claudia Priori
Três documentos foram fornecidos .: Dois textos,(reportagem virtual, texto em PDF )e um vídeo-aula
ARTIGO
Arqueólogos descobrem no Vale do Côa uma das maiores figuras rupestres do mundo
VÍDEO AULA
Resposta enviada ao Forum:
Na Pré-História, Período Paleolítico, humanos expressavam seu cotidiano através de imagens inseridas nas paredes de rochas, tetos de cavernas e abrigos rochosos.
Apesar das controvérsias, existe um consenso de que tais imagens representavam cenas de caça, de convivência grupal e de sentimentos religiosos.
O termo vem de rupes significando rochas. Rupestre consequentemente é a arte de imprimir representações de ideias nas superfícies das rochas e cavernas. Caracteriza os sinais da presença e da atividade de povos antigos ou pré-históricos.
Talvez uma espécie de escrita pré-histórica surgida da necessidade de comunicação entre um povo e outro. Portanto, os desenhos seriam mensagens entendidas pelas pessoas destes períodos.
Alguns historiadores compreendem que estes desenhos são símbolos religiosos criados para representar o pensamento transcendente, retratando uma visão particular do mundo, de acordo com seus costumes, onde tudo estava integrado pela crença nas forças sagradas da natureza.
Comumente povos pré-históricos reverenciavam o sol, a lua, as estrelas, a água, o vento e outros elementos e fenômenos naturais, como representantes de um deus criador ou deuses secundários.
Circunferências podem ser interpretadas como a personificação do deus sol e da deusa lua.
Grafismos seriam animais e os desenhos geométricos poderiam significar seres sobrenaturais.Lagartos seriam os deuses da terra, aves as divindades do ar e da chuva.
Este conjunto interpretativo poderia estabelecer uma relação entre a arte rupestre e o nascimento da religião. Ou seriam apenas repetições de cenas, objetos e seres do seu cotidiano.
Elisabetb C M Castro - BCas
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